Jornada inaugura especialização em Comunicação Pública da Ciência

Evento será na segunda, 25, e as inscrições estão abertas até quarta

Na próxima segunda-feira, 25, será realizada, na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), a primeira Jornada Amerek de Comunicação Pública da Ciência. O evento, gratuito e aberto ao público, também marcará a aula inaugural do Curso de Especialização Profissional em Comunicação Pública da Ciência (Amerek), que acaba de encerrar seu primeiro processo seletivo.

A abertura contará com a presença da pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga, da diretora de Divulgação Científica, Débora D’Ávila, da representante do Instituto Serrapilheira, Natasha Felizi, e do coordenador da especialização, professor Yurij Castelfranchi. Em seguida haverá a mesa-redonda Desafios contemporâneos da comunicação pública da ciência, com a participação do jornalista Bernardo Esteves, da Revista Piauí.

A tarde será ocupada por duas oficinas: Texto e narrativa no ambiente digital: planejamento e prototipagem para conteúdos de ciência, com Verônica Soares da Costa (Amerek), e Como difundir ciência pro tiozão do Whatsapp, com Hugo Fernandes, da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

As inscrições para a 1ª Jornada Amerek de Comunicação Pública da Ciência estão abertas até 20 de novembro, e as vagas para as oficinas são limitadas. Outras informações podem ser obtidas na página da Amerek no Facebook.

'Beliscão' da ciência
O Curso de Especialização Profissional em Divulgação Científica da UFMG, a Amerek, foi lançado pelo Departamento de Sociologia da Fafich, em parceria com a Diretoria de Divulgação Científica, no último semestre. A primeira turma inicia suas atividades em março de 2020 e reunirá corpo discente bastante diverso, composto de cientistas, jornalistas, professores do ensino básico e outros profissionais, de Minas Gerais e de outros estados.

Em vídeo postado na página do curso, apelidado de Amerek, o professor Yurij Castelfranchi explica a razão desse nome: “Nada melhor do que buscar um apelido bem mineiro para esse curso e nada melhor, para escolher um apelido mineiro, do que uma língua de algum povo indígena mineiro". De acordo com o povo Krenak, amerek é um contato, um beliscão e, na visão de Castelfranchi, expressa bem como o curso planeja fomentar a comunicação científica.