Extensão

Ciclo promove reflexões sobre trajetórias negras na universidade

Programa Polos de Cidadania propõe troca de experiências entre academia e movimentos sociais em encontros semanais

Uma das debatedoras do primeiro encontro, a professora Nilma Lino Gomes foi ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2015), e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016)
Nilma Lino Gomes participará do primeiro evento do cicloFoca Lisboa/UFMG

Em três quintas-feiras de junho será realizado o II Ciclo de diálogos – trajetórias negras na universidade. O primeiro encontro será no dia 7, na Ocupação Carolina de Jesus; o segundo, no dia 14, na Faculdade de Direito, e o terceiro, dia 21, no Anfiteatro Maria Sinno, da Escola de Enfermagem. Todos os eventos terão início às 14h. 

O primeiro encontro será sobre Ações afirmativas e movimentos sociais: inserção e permanência na Universidade e terá a participação da professora Nilma Lino Gomes, da FaE, do professor Rodrigo Ednilson de Jesus, também da FaE e pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis da UFMG, da coordenadora do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, Karina Estefânia, e do presidente da Unidade Popular pelo Socialismo, Leonardo Pericles. 

Iniciativa do Programa Polos de Cidadania, o ciclo pretende fortalecer a relação entre movimentos sociais e academia. O objetivo é não somente abordar assuntos diferentes, agrupados em uma temática principal, mas também estimular o trânsito entre os espaços acadêmicos e os locais onde se desenvolvem as atividades dos movimentos sociais.

Os encontros das próximas semanas terão como temas Mulheres negras e a Universidade (dia 14, na Faculdade de Direito), e Racismo institucional (dia 21, na Escola de Enfermagem).

A entrada é livre, e haverá uma lista de presença e contatos. A Ocupação Carolina de Jesus fica na Avenida Afonso Pena, 2.300, bairro Funcionários. Mais informações estarão na página do evento no Facebook.

Com Assessoria de Comunicação do Polos de Cidadania