UFMG promove workshop em microscopia eletrônica e por sonda

Segunda edição vai contemplar técnicas de transmissão, varredura, força atômica e de tratamento de imagens digitais

Equipamento do Centro de Microscopia da UFMG usado para microscopia eletrônica
Equipamento do Centro de Microscopia da UFMG, onde o curso será ministradoFoca Lisboa / UFMG

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Workshop em Microscopia Eletrônica e por Sonda que será ministrado no Centro de Microscopia da UFMG, campus Pampulha,  de 20 e 31 de agosto.

A primeira edição, realizada em abril de 2017, teve a participação de 15 pessoas selecionadas entre mais de 100 inscritos. A próxima edição da formação foi ampliada e abrangerá técnicas de microscopia eletrônica de transmissão, de microscopia eletrônica de varredura, de microscopia de força atômica e de tratamento e processamento de imagens digitais. Serão ofertadas 50 vagas para a parte teórica. Entre os participantes, 10 serão selecionados para realizar a parte prática.

Aplicações
Microscopia eletrônica e por sonda são campos multidisciplinares do conhecimento, e sua aplicação é mundialmente difundida em instituições de pesquisa de ponta e em empresas de diversos setores. O desenvolvimento e utilização de técnicas de microscopia eletrônica e por sonda têm sido acompanhados pelo desenvolvimento de pesquisas científicas nas áreas de ciências da vida (biologia estrutural e saúde), arte e cultura (caracterização de obras de arte e restauração), pesquisas históricas, arqueológicas e forenses e na área de pesquisa em materiais.

Imagens obtidas com o microscópio eletrônico de transmissão FEI Tecnai G2-20 SuperTwin (200kV) Grupo de Estudos e Prospecção de Vírus Gigantes / Centro de Microscopia da UFMG

O curso, que será ministrado pelo microscopista Erico Freitas, é destinado a alunos de graduação, pós-graduação, técnicos, pesquisadores e professores vinculados à UFMG ou a outras instituições de ensino e pesquisa e profissionais de empresas. Para participar, o interessado deve fazer pré-inscrição e pré-teste on-line até 29 de junho. Serão selecionados 50 participantes, que deverão pagar a taxa de inscrição de R$ 100 (estudante ou pesquisador) ou R$ 250 (profissional de empresa), para a parte teórica, e R$ 200 (estudante ou pesquisador) e R$ 1 mil (profissional de empresa), para a parte prática.

Ao fim do módulo teórico, será aplicado teste escrito que selecionará os alunos que participarão das atividades práticas. Informações detalhadas estão disponíveis no site do workshop.