Formas de Ingresso

UFMG recebe calouros com aulas magnas e atividades culturais

Mais de 4,5 mil novos alunos de graduação iniciam sua trajetória acadêmica

Estudantes da UFMG reunidos em área de convivência na Praça de Serviços
Estudantes da UFMG reunidos em área de convivência na Praça de Serviços Foca Lisboa / UFMG

Símbolo do acolhimento e da renovação da vida acadêmica, a recepção aos calouros de graduação começa nesta quinta-feira, dia 1º, com duas aulas magnas, apresentações culturais e passeios de ônibus com destino a cinco diferentes espaços da UFMG, tendo a Praça de Serviços do campus Pampulha como local de partida e chegada. Em Montes Claros, a programação inclui palestra, exposições de projetos de pesquisa e de extensão, apresentações culturais e visita ao campus regional.

Mais de 4,5 mil novos alunos – entre ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), pelo Vestibular de Habilidades e pelas modalidades de obtenção de novo título e transferência – serão recebidos neste primeiro semestre de 2018.

A primeira aula magna, com o tema Universidade: espaço da experiência nas diferenças, será realizada a partir das 9h, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 1), campus Pampulha, por Denise Morado, professora do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura. Ela comenta que no horizonte da mensagem que pretende passar para os calouros “estarão possibilidades efetivas de compreensão da universidade como parte (e corresponsável) pela construção de cidades menos desiguais e menos injustas”.

A seguir, haverá apresentação do Grupo de Percussão da UFMG, coordenado pelos professores Fernando Rocha e Fernando Chaib, ambos da Escola de Música.

Às 19h, também no CAD 1, a professora Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação, vai ministrar outra aula magna com o tema Universidade, conhecimento e diversidade. A intenção é abordar os desafios do tema “nesses tempos em que a democracia brasileira necessita ser defendida”, explica Nilma Lino, que foi ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e titular do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

A professora defende que as políticas de ações afirmativas e de inclusão nas universidades brasileiras “sejam compreendidas como um compromisso ético de todo cidadão e cidadã, inclusive os universitários”. O Grupo de Percussão da UFMG também se apresentará na recepção noturna.

Entre as duas atividades, das 14h às 18h, haverá passeios em espaços da Universidade: Centro Cultural, Espaço do Conhecimento, Museu de História Natural e Jardim Botânico, Estação Ecológica e Museu de Ciências Morfológicas. Os passeios também podem ser feitos no dia 2, com saídas às 11h30 e às 15h30. As inscrições devem ser feitas no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.

A agenda de recepção aos calouros prossegue na próxima semana (5 a 9 de março), com atividades culturais organizadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), das 12h às 17h, na Praça de Serviços do campus Pampulha . A programação pode ser conferida no Facebook da entidade.

Na sequência, a Universidade vai promover, ao longo do semestre, os seminários Viver UFMG. A série de eventos começa no dia 15 de março, com a palestra Universidade e inclusão, que será proferida pelo jornalista Jairo Marques, às 19h, no auditório nobre do CAD 1.

Inclusão
No primeiro período de 2018, além da reserva de vagas para estudantes oriundos de escolas públicas e autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas, quase 400 vagas estão reservadas a pessoas com deficiência, em cumprimento à Lei 13.409/2016, aplicada pela primeira vez na UFMG. Trata-se do maior contingente de estudantes com deficiência que ingressa simultaneamente nos cursos da UFMG. Atualmente, a Universidade contabiliza, na graduação, 300 alunos autodeclarados com deficiência e 62 na pós-graduação, além de cerca de 140 servidores (professores e técnico-administrativos) nessa condição.

"A inclusão é um tema muito caro, muito importante para a nossa Universidade. E, hoje, essa questão está amadurecida na UFMG. Consideramos que inclusão não se resume à entrada do aluno na Universidade, ou seja, não basta oferecer condições de ingresso. Por isso, optamos por aplicar recursos próprios da UFMG em áreas estratégicas, como a acessibilidade. Incluir é assegurar condições de permanência dos estudantes, garantindo a equidade de condições para que todos possam usufruir da vida acadêmica”, observa o reitor Jaime Ramírez.

Calouros visitarão instalações de ensino e pesquisa do ICA
Calouros visitarão instalações de ensino e pesquisa do ICA Lucas Braga / UFMG

Montes Claros
No campus regional de Montes Claros, os calouros vão conhecer, nesta quinta-feira, 1º, a estrutura administrativa do Instituto de Ciências Agrárias (ICA). O corpo docente e a matriz curricular serão apresentados aos novos alunos, em bate-papo com os coordenadores os colegiados de curso. À tarde e à noite, ocorrerão atrações musicais.

O acolhimento dos calouros do curso de administração será realizado das 19h às 21h20, com atividades similares às do período da manhã. Também haverá apresentação de projetos de pesquisa e de ações de extensão realizadas no Sítio de Saluzinho.

No dia 2, haverá visita guiada por professores e bolsistas, a diferentes áreas do ICA, como Biblioteca Universitária, Fazenda Experimental Professor Hamilton de Abreu Navarro e demais prédios do campus. Na sexta-feira à noite, haverá apresentação de egressos e intercambistas no exterior.

Na segunda-feira, 5, o reitor Jaime Ramírez e a vice-reitora Sandra Goulart Almeida farão a abertura oficial do ano letivo. A programação também inclui apresentação de danças típicas regionais e palestra do professor Rochel Montero Lago, do Departamento de Química. Pesquisador nas áreas de materiais e tratamento de efluentes, Rochel Lago tem se dedicado ao tema empreendedorismo tecnológico. É premiado nas áreas de química, inovação e empreendedorismo, nas quais tem livros publicados. Tem mais de 20 patentes depositadas.

Nos três dias da recepção de calouros será realizada, em diferentes ambientes do campus, exposição fotográfica sobre a cultura regional. “Todo inicio de ano é um momento de revigorar as energias para dar seguimento ao nosso papel fundamental, que é transformar a vida dos nossos alunos”, comenta o diretor do ICA, Leonardo David Tuffi Santos, lembrando que diariamente os professores e servidores técnico-administrativos se empenham “em ofertar um ensino superior de qualidade e universal”. E completa: “cada vez mais, lutamos para a manutenção do ensino de qualidade, gratuito, que alcance toda a sociedade”.

A programação completa está disponível no site do ICA. A maior parte das atividades acontece no auditório, localizado no Bloco C (Avenida Universitária, 1.000, Bairro Universitário - Montes Claros). 

Leia mais sobre a recepção aos calouros e sobre o desafio de tornar o ambiente acadêmico mais acessível.