UFMG recebe distinção por boas práticas de cooperação com governos

Diploma foi concedido pela AUGM nas categorias de gestão cultural, planejamento urbano e desenvolvimento metropolitano

Print da apresentação do Festival de Inverno, iniciativa da UFMG contemplada no campo da gestão cultural Reprodução de tela | YouTube AUGM

Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) conferiu, na tarde desta quarta-feira, 16, diploma de distinção à UFMG em razão das boas e inovadoras práticas da Universidade no âmbito da colaboração com governos locais.

A UFMG foi agraciada em três categorias: Gestão cultural, em razão do Festival de Inverno UFMG, Gestão e planejamento urbano, graças à contribuição da Universidade para o desenvolvimento integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte e das demais cidades em que a Universidade atua, e Inclusão social, por conta da realização de iniciativas de “informação, inclusão e solidariedades em rede” nessas cidades.

O diploma foi atribuído durante evento virtual de celebração do 10º aniversário do Observatório de Cooperação Cidade-Univesidade (OCC-U) da AUGM – que, por sua vez, comemora 30 anos de fundação – e dos 25 anos da Mercocidades, rede de governos locais da América do Sul que é referência nos processos de integração regional.

“É um reconhecimento muito importante para a UFMG, que tem desenvolvido ações transformadoras nas áreas de cultura, urbanismo e desenvolvimento metropolitano. Elas atestam a nossa profunda identidade com os municípios em que atuamos: Belo Horizonte e sua região metropolitana, Montes Claros, Tiradentes e Diamantina”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Para a reitora, a integração entre universidades e dessas instituições com as cidades onde atuam é o caminho para o fortalecimento das políticas públicas. “As universidades sempre foram fundamentais em momentos de crise e também em períodos menos turbulentos. Elas tanto oferecem respostas rápidas e assertivas para os problemas emergenciais quanto planejam ações de longo prazo para superar gargalos estruturais”, sustenta Sandra Goulart Almeida.

Agenda comum
Na sessão da AUGM, o reitor Enrique Mammarella, presidente da entidade, defendeu que universidades e municípios da América do Sul reforcem seus laços para resolver problemas comuns. “Desejamos que essas práticas sejam compartilhadas entre as cidades. A cooperação é o caminho para enfrentar os tempos difíceis”, disse Enrique.

O presidente ainda manifestou sua expectativa de que a integração regional sul-americana, ponto de convergência para os membros da AUGM e da Mercocidades, “possa ser alcançada em curto prazo”. “Precisamos recriar, repensar e reanalisar as práticas cotidianas. O compromisso da AUGM e de todas as universidades públicas é seguir trabalhando fortemente e colaborar ainda mais [uns com os outros e com os governos regionais] para o desenvolvimento de políticas públicas”, acrescenta.

Marcela Petrantonio, secretária executiva da Mercocidades, disse que as universidades devem estar a serviço de suas comunidades. Em sua fala, ela destacou aspectos que unem as cidades sul-americanas. “Temos uma agenda comum. Precisamos de cidades e territórios cada vez mais inclusivos, igualitários, que cuidem do meio ambiente, com respeito às pessoas. Essa inclusão deve se dar não apenas por meio de uma distribuição mais igualitária de renda, mas também pela inclusão da diversidade sexual e de gênero”, disse.

Outras universidades do Brasil e de outros países da América do Sul também foram distinguidas durante o evento, cuja mediação ficou a cargo de Álvaro Maglia, secretário executivo da AUGM. A cerimônia foi transmitida pelo canal da rede no YouTube, onde está gravada.

Ewerton Martins Ribeiro