Ensino

UFMG recebe programa desenvolvido por cientistas de Harvard

Programa Clubes de Ciência visa estimular interesse científico em jovens

A UFMG recebe até sábado, 21, o Clubes de Ciência (CdeC), programa desenvolvido por pesquisadores da universidade norte-americana de Harvard que visa despertar o interesse científico em jovens, por meio de oficinas e mentorias gratuitas. Esta é a segunda edição do evento no Brasil, que conta com palestras e cinco clubes nas áreas de ciência e empreendedorismo.

Além do Brasil, o CdeC é realizado em países como México, Colômbia, Bolívia e Paraguai. No final de uma semana de trabalho, os participantes devem cumprir um desafio, supervisionado por pesquisadores das universidades, sem nenhum custo adicional. Os estudantes são estimulados a desenvolver o pensamento crítico, criatividade e colaboração. A realização do projeto para o Brasil tem contado com o apoio da SciBr Foundation, da Academia Brasileira de Ciências e da David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard.

Ficha técnica

Entrevistados: David Soeiro (fundador do Clubes de Ciência Brasil); Keith Richard Braüer (estudante de Física da UFMG); Guilherme Rosso (instrutor do clube Ciência Empreendedora); Maria Regina Bueno e Amanda Bendia (monitoras do clube A Busca de Vida no Universo); Rafael Henrique Marota, Lídia Toledo e Ana Clara Brito (estudantes do Ensino Médio)

Produção: Olívia Resende
Reportagem: Josué Gomes
Imagens: Antônio Soares
Edição de imagens: Aline Garcia