Formas de Ingresso

UFMG recebeu mais de 155 mil inscrições no Sisu 2018/1

Vagas nas oito modalidades de cotas foram mais procuradas que as de ampla concorrência

mmm
Medicina, Direito e Psicologia foram os cursos mais concorridosAugusto Lacerda / UFMG

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que nesta primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018 a UFMG recebeu 155.386 inscrições, de 84.513 candidatos, para as 6.339 vagas oferecidas nos cursos de graduação neste ano.

O curso da UFMG mais concorrido foi Medicina. Em segundo lugar, vem Direito noturno, seguido de Psicologia matutino, Direito matutino e Odontologia matutino.

Pelas regras do Sisu, cada candidato pode concorrer às vagas em duas opções de curso, sejam da mesma ou de duas instituições diferentes. Dos inscritos para a UFMG, 54% escolheram a primeira opção e 46%, a segunda.

Das 155 mil inscrições para cursos da UFMG, 120 mil foram de candidatos de Minas Gerais. Quanto ao tipo de vaga escolhida, 72 mil se inscreveram pela ampla concorrência, enquanto os outros 83 mil optaram por uma das oito modalidades de cotas.

Pela Lei de Cotas (12.711/2012), 50% das vagas de cada curso de graduação são destinadas aos egressos da escola pública. Primeiramente, eles são classificados em dois estratos socioeconômicos: com renda familiar bruta mensal per capita inferior ou superior a 1,5 salário mínimo. Em seguida, tais candidatos indicam se têm ou não deficiência e a opção pelo recorte étnico-racial, declarando-se ou não negros (pretos e pardos) e indígenas. Desse modo, as 50% de vagas reservadas são distribuídas entre oito modalidades de cotas.