Internacional

UFMG recepciona alunos estrangeiros em Semana de Orientação do Estudante Internacional

Uma das atividades é a oficina sobre o idioma português e as expressões mineiras

Até a próxima quarta-feira, 01, a UFMG dá boas-vindas a mais de 100 estrangeiros durante a Semana de Orientação do Estudante Internacional, promovida pela Diretoria de Relações Internacionais. A programação teve início nessa segunda-feira e inclui apresentações sobre a UFMG e Belo Horizonte, além de passeio no Mineirão

Em um país com dimensões continentais, os estudantes e pesquisadores também foram apresentados ao português falado no Brasil e às peculiaridades encontradas nas suas diferentes regiões, como as expressões típicas de Minas Gerais. A doutoranda em Linguística Aplicada pela UFMG, Yara Miranda, uma das professoras da disciplina Português como Língua Adicional, afirma que a dificuldade dos estudantes varia de acordo com a nação de origem.

A doutoranda ministrou a oficina Começando em Português: uma primeira aula, realizada nessa segunda-feira, 30. Além dela, a TV UFMG entrevistou os participantes da atividade, que relataram os desafios enfrentados para aprender o idioma.

Entrevistados:
Yara Miranda - Prof. Português como Língua Adicional