UFMG recepciona 150 estudantes estrangeiros em três dias de atividades

Programação inclui visita ao Mineirão e ao Museu do Futebol, além de apresentação dos padrinhos e madrinhas dos novos alunos

Turma de alunos estrangeiros do curso de português como língua adicional
Turma de alunos estrangeiros do curso de Português como Língua Adicional Marcos Araújo / DRI-UFMG

A partir de amanhã (terça, 19) até quinta-feira, 21, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) realiza a Semana de Orientação do Estudante Internacional da UFMG. Os alunos que ingressam no primeiro semestre deste ano serão recebidos com atividades de orientação, acolhimento e com visitas guiadas ao Estádio Mineirão e ao Museu do Futebol.

A previsão é a de que cerca de 150 estudantes de países da África, América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia e Europa participem do evento. Os alunos chegam à UFMG por meio de acordos bilaterais firmados com instituições estrangeiras ou de programas como Escala, Erasmus, Marca e PEC-G.

Com o intuito de orientar os estudantes internacionais em relação à cultura acadêmica da UFMG e à dimensão intercultural e social da vivência em outro país, a programação inclui apresentações sobre a Universidade e a cidade de Belo Horizonte, além de conversas sobre questões como a do choque cultural.

Padrinhos e madrinhas
A terça e a quarta-feira serão dedicadas a palestras, oficinas e atividades informativas. Na quinta, das 9h às 12h, os estudantes estrangeiros farão visitas guiadas ao Estádio Mineirão e ao Museu do Futebol. O dia também será reservado para o encontro com os padrinhos e madrinhas, que acompanham os estudantes estrangeiros ao longo do semestre, apoiando-os tanto na vida acadêmica como na vida social. Os padrinhos apresentam aos estudantes as unidades e ambientes da UFMG, ajudam a planejar a matrícula e sugerem programação para fins de semana e feriados. Cada estrangeiro pode ter até dois padrinhos e madrinhas.

Veja a programação, com horários e locais das atividades. Outras informações podem ser obtidas no Setor de Acolhimento da DRI, pelo e-mail acolhimento@dri.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4591.

Com Assessoria de Comunicação da DRI