Extensão

UFMG sediará em 2020 maior evento nacional de extensão universitária

Congresso será organizado em conjunto com a Universidade Federal de Alfenas e contará com suporte de rede de instituições mineiras

UFMG Jovem, feira de ciências da educação básica, é uma das ações de extensão da Universidade
UFMG Jovem, feira de ciências da educação básica, é uma das ações de extensão da Universidade Marina Gontijo / UFMG

A UFMG vai sediar, no próximo ano, o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu) e o Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão. O anúncio foi feito durante o 45º Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão, realizado na Universidade de Brasília (UnB), no início desta semana.

A instituição e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) coordenarão os trabalhos de organização evento, que pela primeira vez será promovido com suporte de uma rede de instituições de ensino superior. Até o momento, já confirmaram apoio as universidades federais de São João del Rei (UFSJ), de Juiz de Fora (UFJF), de Ouro Preto (Ufop), de Uberlândia (UFU), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Unimontes, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), institutos federais de Minas Gerais (IFMG), do Triângulo Mineiro (IFTM) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).

“Diante do cenário de cortes orçamentários e ataques às universidades públicas, a criação da rede foi proposta pelas próprias instituições, como forma de contornar a falta de recursos e, ao mesmo tempo, reafirmar a importância de ações articuladas para fortalecer o papel da extensão universitária na sociedade", explica a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga. 

O evento, marcado para o mês de julho, deve tratar, além do trabalho em rede, dos direitos humanos, numa proposta de construção conjunta com diversos grupos sociais. O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária é realizado a cada dois anos e reúne as instituições públicas de ensino superior, com o objetivo de discutir os desafios da extensão universitária no Brasil e os cenários e potencialidades de integração com a sociedade. O último encontro ocorreu em Natal, em 2018, e reuniu cerca de 8 mil pessoas.

Dimensão articulada
A extensão é uma dimensão da formação universitária no ensino superior, prevista no artigo 207 da Constituição Brasileira como indissociável da pesquisa e ensino. O regimento da UFMG estabelece que “a extensão, atividade acadêmica identificada com os fins da Universidade, é processo educativo, cultural e científico, articulado com o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, ampliando a relação entre Universidade e sociedade”.

De acordo com o Sistema de Informação da Extensão (Siex), a UFMG desenvolve 3,6 mil ações de extensão, entre programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviço. Cerca de sete mil alunos de graduação e pós-graduação estão envolvidos em alguma ação de extensão, classificadas em oito temáticas: Comunicação,Tecnologia e Produção, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Trabalho.