Extensão

Prossegue até agosto campanha de arrecadação de agasalhos, cobertores e alimentos

‘UFMG contra o frio e a fome’ tem postos de coleta nos campi Pampulha e Saúde e no Espaço do Conhecimento

Campanha segue até dia 10 de agosto; doações podem ser entregues no campus Pampulha, no campus Saúde ou no Espaço do Conhecimento
Faixa no campus Pampulha: doações serão destinadas ao projeto Comunidade Viva sem FomeFoto: Raphaella Dias | UFMG

Até dia 10 de agosto, a UFMG segue recebendo doações de cobertores, agasalhos em bom estado de conservação e alimentos não perecíveis para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na campanha, denominada UFMG contra o frio e a fome, as doações são encaminhadas para o projeto Comunidade Viva sem Fome.  

Os donativos podem ser entregues das 8h às 16h30, no drive-thru de vacinação do campus Pampulha (Unidade Administrativa II, com entrada pela Avenida Abrahão Caram, 763, no bairro São José), no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, no bairro Funcionários) e na Faculdade de Medicina, no campus Saúde (Avenida Professor Alfredo Balena, 190, no bairro Santa Efigênia).

Para que as doações possam, de fato, ser usufruídas por quem precisa, é imprescindível que as roupas estejam limpas e em bom estado de conservação e que os alimentos, não perecíveis, estejam dentro do prazo de validade.

Segurança alimentar em rede
O projeto Comunidade Viva sem Fome é uma rede coordenada por representantes da UFMG, da Associação Imagem Comunitária (AIC) e da Cáritas Brasileira Regional Minas, que desenvolve ações de segurança alimentar para as populações periféricas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do interior do estado.

A rede atua em mais de 50 territórios, em parceria com iniciativas populares e comunitárias locais, que fazem o levantamento e o acompanhamento das famílias nas situações mais graves.

A primeira edição da campanha da UFMG de coleta de alimentos e agasalhos ocorreu no ano passado, com ênfase nas famílias que entraram em situação de vulnerabilidade social ou tiveram esse quadro agravado em razão da pandemia de covid-19.

Na ocasião, foram arrecadados, em dois meses de campanha, cerca de 1 mil quilos de roupas e alimentos não perecíveis.