Pesquisa e Inovação

UFMG seleciona pesquisadores para bolsas de mobilidade acadêmica financiadas pela Capes

Editais estabelecem regras para quatro modalidades; inscrições terminam no dia 15

A UFMG contará com cerca de R$ 55 milhões, em quatro anos.
Pesquisadora em laboratório da UFMG, que contará com cerca de R$ 55 milhões, em quatro anosFoca Lisboa /UFMG

Termina, no próximo dia 15, o prazo de inscrições para as bolsas concedidas pelo Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Capes. A seleção interna, regulamentada por quatro editais, definirá doutorandos, doutores e professores contemplados com bolsas de mobilidade acadêmica.

A cada ano, durante um quadriênio, os editais serão abertos para novos candidatos. Dos 67 programas de pós-graduação elegíveis (com qualificação de 4 a 7), 57 integram o programa. Juntos, eles desenvolvem 28 projetos associados a quatro grandes "desafios contemporâneos": Sustentabilidade, manejo de risco e governança; Novas tecnologias e fronteiras da ciência; Saúde e bem-estar; Direitos humanos.

Doutorado sanduíche no exterior
Para se inscrever na modalidade doutorado sanduíche, é imprescindível que o doutorando tenha matrícula regular. As bolsas terão duração mínima de seis meses e máxima de um ano, sendo vedada qualquer prorrogação. O estudante deverá retornar ao Brasil para integralização dos créditos e defesa da tese.

O doutorando não poderá acumular bolsa com outros fomentos provenientes da Capes ou de outras entidades da administração pública federal, estadual ou municipal. A seleção será realizada em quatro etapas, com previsão de resultado em 10 de julho. Mais informações estão disponíveis no edital.

Professor visitante no exterior
A chamada é destinada a professores em efetivo exercício na UFMG que desejam expandir suas pesquisas fora do país. A seleção é dividida em duas submodalidades: Professor Visitante Júnior (PVJ) e Professor Visitante Sênior (PVS). A primeira é para profissionais com até dez anos de doutoramento, e a segunda, acima de dez anos.

As bolsas serão concedidas independentemente da renda familiar do participante. No entanto, também não poderão ser acumulados fomentos provenientes da administração pública enquanto estiver em exercício no exterior. Informações adicionais podem ser consultadas no edital da seleção.

Professor visitante na UFMG
A seleção tem o objetivo de promover a participação de docentes e pesquisadores em atividades de curta duração na Universidade, como cursos, treinamentos, palestras ou seminários.  As bolsas terão duração máxima de 15 dias. Não serão aceitas candidaturas de docentes brasileiros que estejam lecionando no exterior.

O proponente precisa atuar e residir fora do Brasil. Os aprovados poderão concorrer nas próximas chamadas, mas não podem ultrapassar três participações. Mais informações podem ser consultadas no edital.

Doutor com experiência no exterior
A chamada visa trazer doutores para atuação na UFMG em pesquisa e docência. Para se candidatar, os interessados precisam ter experiência acadêmico-científica comprovada (doutorado pleno, sanduíche  ou pós-doutorado).

As ofertas são divididas em duas modalidades: Pós-doutorado, destinada àqueles que residem no Brasil ou exterior, e Jovem talento, aberta a pesquisador com atuação fora do país. A bolsa tem duração de doze meses, e os aprovados também poderão concorrer em futuras seleções, limitando-se a 36 meses de usufruto. Leia o edital.