'UFMG Talks em casa' aborda ações da Universidade no enfrentamento da covid-19

Disponível no YouTube, programa recebeu a reitora Sandra Goulart Almeida e o pró-reitor adjunto de Pesquisa, André Massensini

...
Sandra Goulart Almeida (abaixo, à esquerda) e André Massensini (alto, à direita), com a jornalista Alessandra Ribeiro e o intérprete de Libras Bruno Santos Reprodução de tela

O UFMG Talks em casa está de volta. A primeira edição do ano foi transmitida ao vivo na última quarta-feira, 31 de março, e já está disponível na íntegra no canal da TV UFMG no YouTube.

O programa relembrou as ações realizadas pela UFMG, ao longo do último ano, no combate à pandemia do novo coronavírus. Atualmente, mais de duas centenas de pesquisas e atividades de extensão estão em andamento e mobilizam a comunidade universitária, envolvendo pesquisadores, servidores e alunos de diversas áreas do conhecimento.

A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, destacou que as ações são fruto de um trabalho incansável e ininterrupto de todos, em um esforço colaborativo. “Nós ainda não vencemos a batalha contra essa pandemia, ainda temos muito o que fazer. Nós continuaremos cada vez mais empenhados em lutar pela prevalência da ciência, em busca de solução para os enormes desafios que temos enfrentado. Continuaremos cada vez mais solidários no apoio às comunidades mais vulneráveis, aquelas que têm sido mais afetadas pela covid-19, e aliados do poder público no esforço coletivo pela vacinação rápida de toda a população”, afirmou a reitora.

Coordenador do projeto de Laboratórios de Campanha da Rede Vírus do MCTI para diagnósticos da covid-19, o pró-reitor adjunto de Pesquisa, André Massensini, destacou iniciativas pela UFMG relacionadas à realização de testes diagnósticos, ao desenvolvimento de vacinas e tecnologias e ao registro de patentes.

“A universidade vem trabalhando em projetos de diagnóstico da doença, em testes para dar suporte à produção de vacinas, testes de vacinas que foram produzidas por outras instituições fora do país e que atualmente estão sendo aplicadas aqui no Brasil. Todos esses trabalhos vão nos dar uma medida dos impactos dessa pandemia sobre toda a sociedade”, disse Massensini.

Assista ao programa, que está disponível no canal da TV UFMG no YouTube: