Institucional

Inscrições para concurso da UFMG serão abertas na terça-feira

São oferecidas 58 vagas para cargos técnico-administrativos com lotação em Belo Horizonte e Montes Claros

Concurso vai selecionar para setores administrativos e de pesquisa
Parte das vagas é destinada a técnicos de laboratórios de pesquisaFoca Lisboa / UFMG

Serão abertas às 12h desta terça-feira, dia 20, as inscrições para concurso público da UFMG. O objetivo é preencher 58 vagas de cargos técnico-administrativos, sendo 55 nas unidades de Belo Horizonte e três no campus regional de Montes Claros. As vagas são para nível superior, médio, técnico e fundamental.

O concurso terá vigência de dois anos, prorrogáveis por mais dois. A homologação dos resultados será feita em junho, antes do prazo mínimo anterior às eleições em que não é permitido nomear para cargos públicos.

Pela primeira vez em um concurso do gênero na instituição, os candidatos autodeclarados negros serão avaliados por comissão constituída pela UFMG, de acordo com a legislação vigente para cotas. Mesmo no caso de cargos em que não esteja prevista reserva de vagas, a declaração poderá ser feita, já que possíveis novas vagas, dentro da vigência do concurso, poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros ou pessoas com deficiência. As autodeclarações serão avaliadas por comissão composta de três servidores, entre técnicos e docentes.

Provas práticas
O edital do concurso prevê provas práticas para os cargos de técnico em audiovisual, técnico em artes gráficas, técnico em mecânica e operador de máquinas agrícolas.

Pessoas com deficiências poderão solicitar apoio para a realização das provas, como material escrito em braille e tradução para a Língua Brasileira de Sinais. Candidatos cadastrados em programas sociais do governo federal poderão requerer isenção de taxa de inscrição.

As inscrições poderão ser efetuadas até 12 de março. O edital e outras informações estão disponíveis na página de concursos da UFMG.

[Este post foi atualizado com a informação de que as inscrições poderão ser efetuadas a partir desta terça-feira, dia 20. Além disso, foram abertas três vagas para o campus de Montes Claros que não estavam previstas na primeira versão do edital do concurso.]