Pesquisa e Inovação

UFMG vai testar cães e gatos para o Sars-CoV-2

Estudo visa apresentar panorama amplo sobre a transmissão de humanos para animais

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG vão participar de estudo, financiado pelo CNPq e Ministério da Saúde, com o objetivo de avaliar risco de transmissão do coronavírus de humanos para animais. A pesquisa vai testar cães e gatos de convívio de pessoas que tiveram teste positivo para a covid-19. Os dados vão ser analisados e repassados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Além disso, os candidatos e os animais serão acompanhados e orientados sobre cuidados durante e após o processo. 

A UFMG é a instituição responsável pela coordenação da pesquisa em Belo Horizonte. Em outras quatro capitais no Brasil (São Paulo, Curitiba, Recife e Campo Grande), há universidades que estão recrutando candidatos elegíveis para a realização dos testes. Os interessados que estão descritos nesse perfil poderão entrar em contato através do e-mail covidufmg@gmail.com. 

Entrevistado: David Soeiro - prof. Depto. Parasitologia - ICB/UFMG

Equipe: Daniel Mendes (produção); Marcelo Duarte (edição de imagens); Gabriel Araújo e Renata Valentim (edição de conteúdo)