Pesquisa e Inovação

UFMG conquista 'Oscar das startups'

Universidade é a instituição de ensino superior mais influente do ecossistema brasileiro de inovação

Movimento de Empresa Júnior é um dos exemplos de incentivo ao empreendedorismo na universidade
Movimento empresa júnior é um dos exemplos de incentivo ao empreendedorismo na UFMGTV UFMG

A UFMG foi reconhecida, em 2017, como a instituição de ensino superior mais influente do ecossistema brasileiro no Startup awards, considerado o Oscar das startups brasileiras. O anúncio foi feito nos dias 26 e 27 de outubro, em São Paulo, durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case), organizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Na ocasião, a Universidade foi representada pelo professor Márcio Bunte, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), e por Arthur Miranda, estudante da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). Bunte diz que a premiação representa o reconhecimento da UFMG como centro de incentivo ao empreendedorismo universitário. "Trata-se de uma nova maneira das empresas se organizarem e de pensar os desafios que a tecnologia apresenta", afirma.

Entre as iniciativas, Bunte destaca a disciplina sobre empreendedorismo ofertada anualmente pelo DCC com apoio da comunidade San Pedro Valley. Além dela, outras ações estimulam a aproximação e a inserção do estudante no mercado. São os casos das 15 empresas juniores de diversas áreas espalhadas pelos campi, da atuação da Inova, incubadora de empresas de base tecnológica, que já incubou 82 empresas desde a sua criação, em 2003, e das cerca de 20 empresas fomentadas pelo Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).

Assista ao vídeo da TV UFMG sobre o movimento empresa júnior:

Para conferir as outras categorias e suas respectivas vencedoras ou mais informações sobre o evento, basta acessar o site do Startup Awards