Coberturas especiais

Universidade de Córdoba reforça compromisso com o 'espírito reformista'

Cerimônia em comemoração ao movimento de 1918 reuniu cerca de cinco mil pessoas

Estudantes erguem os diplomas para ratificar seu compromisso com os princípios da Reforma Universitária de 2018
Estudantes erguem seus diplomas e ratificam compromisso com os princípios da reforma de 2018 Marcílio Lana / UFMG

Dois mil graduandos da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), da Argentina, comprometeram-se, na tarde desta sexta-feira, dia 15, a "trabalhar pela construção de um conhecimento socialmente responsável, a colocar o conhecimento a serviço da igualdade social e da democracia, a defender a educação pública e gratuita e a reafirmar o compromisso com os princípios do Manifesto da Reforma Universitária".

O juramento foi lido pelo reitor da instituição, Hugo Juri, durante cerimônia que comemorou os 100 anos da Reforma Universitária, movimento em defesa da educação superior protagonizado por estudantes argentinos. A mobilização de 1918 marcou o início do processo de luta pela construção de um modelo institucional que atribuiu identidade à universidade latino-americana e renovou o seu ensino.

O texto inaugural do movimento, La juventud argentina de Córdoba a los hombres libres de Sud América, foi tema de um dos sete eixos temáticos da terceira edição da Conferência Regional de Educação Superior (Cres), encerrada na última quinta-feira, 14. A celebração do centenário da Reforma começou às 9h e terminou por volta das 17h, no campus da UNC. Cerca de cinco mil pessoas compareceram ao ato.

Homenagens
Durante a cerimônia, o reitor Hugo Juri homenageou o pesquisador e coordenador do eixo temático da Cres sobre o centenário, Rafael Guarga, e o ex-diretor da Divisão de Educação Superior da Unesco, Marco Antônio Rodrigues, Dias, pela contribuição para que “as universidades latino-americanas continuem a funcionar, com o espírito reformista e com as possibilidades de fazer algo pelas nossas sociedades".

"A ligação da universidade com a sociedade e a autonomia universitária são ideias-força que já estavam presentes em Córdoba em 1918. Hoje, a autonomia é fundamental para a luta contra os grupos financeiros que ameaçam o ensino superior", ressaltou Dias.

Rafael Guarga lembrou que a Reforma de Córdoba foi um marco na história das universidades da América do Sul, pois "instituiu uma forte relação delas com a sociedade e em defesa da diversidade”.

Painel no campus da UNC reproduz manifesto de 1918
Painel no campus da UNC reproduz manifesto de 1918 Marcílio Lana / UFMG