UFMG e Universidade de Lisboa planejam reforçar cooperação

Instituição portuguesa recebe cerca de três mil estudantes brasileiros em seus programas de mobilidade

Equipe do reitorada da Universidade de Lisboa com a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, ao centro
Reitora Sandra Goulart Almeida, ao centro e, à sua esquerda, o reitor António Cruz Serra  Foca Lisboa/UFMG

A UFMG recebeu na manhã desta segunda-feira, 18, visita de cortesia do reitor da Universidade de Lisboa, professor António Cruz Serra, e de integrantes de sua equipe. As duas instituições estudam a possibilidade de reforçar sua cooperação, e o instrumento para isso pode ser um acordo de cotutela. “A Universidade de Lisboa se assemelha muito à UFMG, e esse acordo fortaleceria ainda mais a nossa antiga parceria”, afirmou a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

António Serra espera que “o acordo facilite, especialmente, a mobilidade via doutorado sanduíche”. Segundo ele, a Universidade de Lisboa recebe cerca de três mil estudantes brasileiros em seus programas de intercâmbio. "Daí, nossa vinda ao Brasil para fortalecer laços com as instituições e esclarecer estudantes e familiares sobre essas possibilidades.”

Na próxima semana, de 23 a 26, o reitor da Universidade de Lisboa também participará do 20º Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, que será realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. O grupo reúne universidades do Brasil, de Portugal e da Espanha, para promoção da cooperação no domínio da ciência e tecnologia.