Notícias Externas

Universo Literário repercute morte de poeta chileno Nicanor Parra

Poeta e físico matemático faleceu na última terça-feira, 23 de janeiro, aos 103 anos

Nicanor Parra: precursor da antipoesia chilena
Nicanor Parra: precursor da antipoesia chilena Biblioteca del Congreso Nacional / CC BY 3.0 cl / Wikimedia: http://bit.ly/2BtPmbu

“Um poema deve ser uma espécie de corte praticado na totalidade do ser humano, no qual se vejam todos os nervos, fibras musculares, todos os ossos e artérias, todos os pensamentos, imagens e associações.” Essa frase é de autoria de Nicanor Parra, poeta e físico matemático chileno, que faleceu na última terça-feira, 23 de janeiro, aos 103 anos.

A grande marca da literatura produzida por Nicanor Parra foi a antipoesia, carregada de ironias e provocações relacionadas a temas como o meio-ambiente, a religião e a cultura elitizada.

A antipoesia é o tema de estudos do escritor e pesquisador João Gabriel Mostazo Lopes, aluno de doutorado no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, que concedeu entrevista sobre a obra de Nicanor Parra ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 25 de janeiro.

“Antipoesia é uma palavra que aparece na literatura anterior ao [Nicanor] Parra, mesmo na literatura chilena: aparece na obra do poeta Vicente Huidobro, por exemplo, que é um poeta importante da primeira metade do século 20. Mas, como algo que define a obra de um autor, a antipoesia é popularizada por Nicanor Parra, a partir dos anos 50”, afirmou João Gabriel.

Para João Gabriel, a antipoesia seria uma tentativa de dar conta da totalidade da experiência humana, surgida a partir de um diagnóstico de Nicanor Parra, no início dos anos 40, de que havia algumas coisas que não penetravam na poesia.

“[Havia] uma dimensão da experiência humana que não penetrava na poesia que se fazia até então: da vida e da cultura popular, da fala cotidiana. A antipoesia poderia ser definida como uma tentativa de ampliar o espectro do que pode ser poesia, incorporando experiências populares, da fala cotidiana, do trocadilho, das expressões populares ligadas ao contexto do Chile naquele momento”, explicou.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-25-01-2018.mp3

O artigo Parra, para começar – Poemas de Nicanor Parra, que oferece uma apresentação ao público brasileiro das principais características do projeto parriano da antipoesia, bem como de suas origens e influências, pode ser acessado no Portal de Revistas da USP. O livro Poemas y antipoemas, de Nicanor Parra, pode ser encontrado no site da Biblioteca Nacional do Chile.