Saúde

Vacinação contra a gripe continua no campus Pampulha, nesta quarta

Na semana passada, mil doses foram aplicadas pela equipe do Dast

Nova remessa de doses da vacina será enviada à UFMG pela Prefeitura de Belo Horizonte
Nova remessa de doses da vacina será enviada à UFMG pela Prefeitura de Belo Horizonte Reprodução / TV UFMG

Nova rodada de vacinação contra a gripe será realizada nesta quarta-feira, dia 27, no campus Pampulha. A iniciativa dá continuidade à campanha realizada na semana passada, quando mil doses da vacina encaminhadas pela Secretaria de Saúde de Belo Horizonte foram aplicadas.

Podem se vacinar servidores da comunidade universitária, incluindo pessoas acima de 60 anos, com deficiência e portadoras de doenças crônicas, profissionais da área da saúde, servidoras gestantes ou puérperas e trabalhadores da segurança.

A previsão era de que a campanha se encerrasse na última sexta-feira, 22, mas a grande adesão provocou sua extensão por mais um dia. “Só na sexta-feira aplicamos 300 doses, e o planejamento diário era de 250. A campanha foi um sucesso. A resposta da comunidade foi muito boa, e não houve aglomerações”, informa a diretora do Dast, Regina Campolina.

Na quarta-feira, a vacinação, com novas doses enviadas pela Prefeitura da capital, ocorrerá das 8h30 às 16h, também na sede do Dast, na Unidade Administrativa II. Senhas serão distribuídas para as pessoas que forem ao campus Pampulha. Em razão das determinações de distanciamento social, a fila de atendimento será organizada por meio de marcadores no chão, respeitando a distância de um metro entre as pessoas.

Contra três vírus
A vacina imuniza contra Influenza A H1N1, Influenza B e Influenza A H3N2, os três vírus mais prevalentes do Hemisfério Sul em 2019, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

"Como os sintomas da gripe são parecidos com os da Covid-19, é importante imunizar a população, para que as doenças não sejam confundidas e para reduzir o número de internações por pneumonia, o que é comum na chegada do inverno”, explica Regina Campolina.

Na primeira etapa da campanha nacional deste ano, o Dast vacinou mais de duas mil pessoas no Hospital das Clínicas. A vacinação na UFMG é uma iniciativa do gabinete da Reitoria e da Pró-reitoria de Recursos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, e conta com apoio da Caixa de Assistência à Saúde do Trabalhador (Casu) e do Colégio Técnico (Coltec), que cederam pessoal para a operacionalização.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4315.  A campanha também ocorre nos postos de saúde de Belo Horizonte.