Pesquisa e Inovação

Varia Historia publica dossiê sobre a ‘Grande Aceleração Brasileira’

Periódico analisa as transformações nos modos de produção e consumo no país a partir da segunda metade do século 20

A Angra 1, primeira usina do programa nuclear brasileiro, começou a ser construída em 1972
Angra 1, primeira usina do programa nuclear brasileiro, começou a ser construída em 1972 Foto: Rodrigo Soldon / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0

A revista Varia História, em seu segundo lançamento de 2018, apresenta o dossiê Historicizing Brazil´s Great Acceleration, que aborda o período da chamada "Grande Aceleração Brasileira", caracterizado pelo intenso avanço dos modos de produção e consumo no país, principalmente durante a segunda metade do século 20. O trabalho é organizado pelos historiadores Antoine Acker e Georg Fischer.

O fenômeno teria acarretado profundas transformações na paisagem nacional, no que diz respeito não apenas aos âmbitos econômicos e sociais, mas principalmente em relação aos recursos naturais e ambientais brasileiros.

O objetivo do documento é compreender o processo de entrada do Brasil no período que hoje é chamado pelos estudiosos de antropoceno, durante o qual o ser humano representa a principal força transformadora dos espaços.

Varia Historia é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História, da Fafich. Seu objetivo é publicar artigos originais e inovadores, promovendo o diálogo entre os membros da comunidade acadêmica internacional e contribuindo para a renovação historiográfica.

Com Giovanna Silva Fernandes / Varia História