Veículos da UFMG produzem conteúdos especiais sobre consulta à comunidade

Entrevistas com os candidatos à Reitoria feitas pela TV UFMG e edição especial do Boletim já estão disponíveis

As entrevistas da TV UFMG foram conduzidas pelo jornalista Ruleandson do Carmos
As entrevistas da TV UFMG foram conduzidas pelo jornalista Ruleandson do CarmoTV UFMG

As propostas das três chapas que concorrem à Reitoria são abordadas em entrevistas especiais produzidas pela TV UFMG e pela Rádio UFMG Educativa e em edição temática do Boletim UFMG. O material do Canal Universitário, gravado na última semana, está disponível em suas redes sociais (Facebook e Youtube). Assista às três entrevistas ao fim deste post.

As entrevistas da Rádio UFMG, por sua vez, serão feitas ao vivo nesta semana e veiculadas no último bloco do Jornal UFMG, que vai ao ar às 12h30. A série começa hoje, dia 30, com o candidato a reitor pela chapa 1, Renato de Lima Santos, prossegue na terça, dia 31, com a candidata da chapa 2, Sandra Goulart Almeida, e se encerra na quarta, 1º de novembro, com a candidata da chapa 3, Andréa Mara Macedo. As três entrevistas serão transmitidas pelo Facebook da emissora e em sua página na internet.

A edição 1997 do Boletim UFMG, que circula nesta semana, reúne sínteses das propostas das três candidaturas. Cada chapa apresentou o seu programa em três páginas. Outras duas páginas contêm informações sobre o processo eleitoral.

Os candidatos que concorrem à Reitoria da UFMG (mandato 2018-2022) participaram de três debates oficiais realizados em outubro nos campi Saúde, Montes Claros e Pampulha. A gravação dos encontros está disponível no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no Youtube.

Consulta

A consulta à comunidade acadêmica para subsidiar a elaboração de lista tríplice ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro. Se houver necessidade, o segundo turno será realizado nos dias 21 e 22 do mesmo mês. Por definição do Conselho Universitário, está mantido o sistema de ponderação que vigorou nos últimos pleitos, em que o voto dos professores tem peso de 70%, e o de funcionários e alunos, 30% (15% para cada segmento). A ponderação será calculada de acordo com o universo total de votantes e não com o número de votos efetivamente computados.

Mais informações sobre o processo sucessório na UFMG estão disponíveis na página oficial da consulta