Extensão

Vídeo comemorativo ressalta momentos da história do Conservatório UFMG

Publicação encerra semana em que foram celebrados os 20 anos da instituição como centro cultural de Belo Horizonte

As celebrações virtuais dos 20 anos do Conservatório UFMG como espaço cultural – que serão completados amanhã, 5 de setembro – culminam com a publicação de um vídeo reunindo depoimentos de ex-funcionários e ex-diretores, além do atual diretor, Fernando Rocha, e de Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG. O vídeo pode ser visto no canal do Conservatório no YouTube, onde também estão disponíveis as outras publicações comemorativas lançadas nesta semana.

As festividades presenciais foram adiadas para 2021, em virtude da pandemia de covid-19; na ocasião, serão celebrados também os 95 anos de construção do edifício do antigo Conservatório Mineiro de Música.

A peça conta um pouco da história do Conservatório UFMG nas últimas duas décadas, por meio de fotos e vídeos que lembram alguns dos momentos marcantes dessa trajetória. Há trechos das apresentações do Quarteto de Mozart para flauta e cordas (Maurício Freire, Édson Queiroz, Elise Pittenger e Iberê Carvalho) e do Grupo Aruanda, Clara Sandroni e o Samba da Praça Onze, Choro da Mercearia (Sílvio Carlos, Marcos Ruffato, Du Macedo e Daniel Guedes), San-São Trio (Amilton Godoy, Léa Freire e Harvey Wainapel) e Lucas Telles.

Além de Mencarelli e Fernando Rocha, participam da homenagem Carlos Alberto Reis (diretor do Conservatório de 2006 a 2014), Isadora Boucherville (produtora cultural de 2011 a 2018) e Margarida Borghoff (diretora da instituição de 2014 a 2018).

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG