Pesquisa e Inovação

Violência contra crianças ocorre predominantemente dentro de casa

Estudo da Escola de Enfermagem da UFMG constatou que é em ambiente doméstico que ocorre a maior parte dos casos de violência contra crianças brasileiras

Crianças de zero a cinco anos são as principais vítimas de negligência no ambiente familiar
Crianças de zero a cinco anos são as principais vítimas de negligência no ambiente familiar Steve White / www.jber.jb.mil

Estudo realizado por pesquisadores da Escola de Enfermagem da UFMG resultou em dois artigos publicados recentemente, que constatam que é dentro da própria casa que ocorre a maior parte dos casos de violência contra crianças brasileiras.

O estudo foi conduzido pela professora Deborah Carvalho Malta e contou com a parceria de outros pesquisadores da UFMG e de outras instituições. O trabalho apresenta análise de dados obtidos nas entradas dos serviços de urgência e emergência de hospitais de referência de todas as capitais brasileiras.

A professora Deborah Malta falou sobre a violência contra as crianças em ambiente doméstico durante entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 26.

“O conceito de violência domestica é bastante amplo e passa por diversas práticas, como a negligência, a agressão física e a violência sexual. A violência tem diversos componentes, e afeta de forma definitiva o desenvolvimento e o crescimento dessas crianças”, explicou.

ouca-a-conversa-com-luíza-glória-26-02-2018.mp3

Outras informações sobre a pesquisa e o tema podem ser lidas na reportagem O inimigo é de casa, publicada na edição 2.005 do Boletim UFMG.

Veja os artigos:

Fatores associados a violências contra crianças em Serviços Sentinela de Urgência nas capitais brasileiras

Violências contra adolescentes nas capitais brasileiras, segundo inquérito em serviços de urgência