Coberturas especiais

Violência contra mulher cresce no Brasil com isolamento social

Reportagem da UFMG Educativa abordou o problema, com foco na importância da denúncia de casos de agressão

Cruzes em frente ao Congresso lembram Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher
Cruzes em frente ao Congresso lembram Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher Foto: Lula Marques / Fotos publicas / CC BY-NC 2.0

A violência contra a mulher é uma das mazelas sociais ainda mais presentes no Brasil, fato que não deixou de persistir durante este período de distanciamento social, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. Neste momento delicado, mulheres vítimas de violência doméstica ficam mais próximas de seus agressores, durante um maior período de tempo, ocasionando aumento no número de casos de violência.

De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o número de denúncias de violência contra a mulher aumentou em 18% desde o início da quarentena, em março. A repórter Letícia Finamore, da Rádio UFMG Educativa, conversou com integrantes do movimento feminista Juntas sobre a importância da denúncia contra os agressores e também sobre as diferentes formas seguras e sigilosas de comunicar a violência doméstica a amigos, familiares e autoridades públicas, a fim de obter socorro e amparo. 

Ouça a reportagem

Letícia Finamore