Violência sexual infantojuvenil é tema de encontro internacional

Evento é organizado pelo Projeto Cavas, que atende vítimas de abusos

Nos dias 11 e 12 de abril, serão realizados o 4º Encontro Latino-americano e o 7º Simpósio de Pesquisas do Projeto Cavas/UFMG: Traumatismos da vida cotidiana, no Auditório do CAD 2. O evento, destinado a profissionais e estudantes, tratará da violência sexual infantojuvenil sob a perspectiva da psicologia.

No evento,  serão apresentados os resultados das pesquisas do Projetos Cavas e as contribuições de pesquisadores que desenvolvem estudos de campo.

As inscrições devem ser realizadas no posto da Fundep, localizado na Praça de Serviços, campus Pampulha, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou no portal da Fundação. O prazo encerra-se em 8 de abril.

Mais informações e a programação podem ser consultadas no portal do evento.

Capa do livro 'Ecos do silêncio', que reúne parte da produção do Projeto Cavas
Capa do livro 'Ecos do silêncio'Reprodução

Atendimento psicológico
O projeto de pesquisa e extensão com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual (Cavas) iniciou seus trabalhos em 2005, com a professora Cassandra Pereira França, do Departamento de Psicologia da UFMG. A iniciativa veio para suprir a crescente demanda de atendimento psicológico às vítimas de violência sexual que eram encaminhadas ao Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Universidade.

Os encontros são realizados a cada dois anos para atualizar resultados das pesquisas e práticas. Parte da produção acadêmica do projeto encontra-se compilada em três livros lançados nos últimos anos: Perversão: as engrenagens da violência sexual infantojuvenil (Editora Imago, 2010), Tramas da perversão: a violência sexual intrafamiliar (Editora Escuta, 2014), Ecos do silêncio: as reverberações do traumatismo sexual (Editora Blucher, 2017).