Pessoas

Virgílio Almeida, da Ciência da Computação, receberá Prêmio Bom Exemplo

Professor emérito da UFMG foi escolhido na categoria 'Ciência'

Virgílio:
Virgílio: tecnologia com interseçõesArquivo pessoal

O professor emérito Virgílio Almeida, vinculado ao Departamento de Ciência da Computação, do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, vai receber o Prêmio Bom Exemplo 2019, na categoria Ciência. A premiação, que chega à décima edição, é iniciativa da Globo Minas, do Jornal O Tempo, da Fundação Dom Cabral e da Federação das Indústrias de Minas Gerais.

Reconhecido pela capacidade de abordar a tecnologia em suas interseções com a arte, a sociedade e o mundo contemporâneo, Virgílio Almeida teve papel crucial na articulação pelo Marco Civil da Internet e na coordenação do Encontro Global sobre o Futuro da Governança da Internet, quando foi secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, mestre pela PUC-Rio e doutor pela Universidade de Vanderbilt (EUA), Almeida coordenou projetos como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para a Web e o INCT para uma Sociedade Massivamente Conectada. Foi pesquisador e professor visitante nas universidades de Harvard, Boston e Nova York, integra a Academy of Science for the Developing World (TWAS) e detém o título da Ordem Nacional do Mérito Científico e a Grande Medalha de Honra da Inconfidência, entre outros. Os três campos de investigação privilegiados por Virgílio Almeida são computação social, ética e governança de algoritmos e modelagem e análise de sistemas distribuídos em larga escala.

O Prêmio Bom exemplo reconhece pessoas e iniciativas que contribuem para a construção de uma sociedade mais solidária e cidadã. Nesses 10 anos, foram 73 contemplados.

Além de Virgílio Almeida, os vencedores de 2019 são o jornalista, escritor e advogado Angelo Oswaldo (Cultura), o engenheiro Guilherme Emrich (Inovação) e o empresário Eugênio Mattar (Economia e Desenvolvimento de Minas), o projeto Educafro (Educação), o projeto Bom na Bola, Bom na Vida (Esporte) e a ONG Waitá Instituto de Pesquisa e Conservação (Meio Ambiente). A escolha do vencedor da categoria Cidadania será feita pelo público, por meio de votação pela internet.