Mostra Sua UFMG

Virtual, Mostra Sua UFMG manterá conexão com estudantes do ensino médio

Inscrições para escolas e alunos estão abertas; visitação on-line ocorrerá de 1º a 5 de março

Imagem aérea da 'ferradura' da Praça de Serviços gerada por drone
Imagem aérea da 'ferradura' da Praça de Serviços, gerada por drone Quando – Fábrica de Narrativas

Conhecer os campi da UFMG, suas salas de aula, laboratórios, espaços de convivência, lazer ou prática de esportes, áreas verdes, museus, cantinas e bibliotecas. Interagir com colegas da educação básica, estudantes universitários, professores e ex-alunos que já estão no mercado de trabalho. Obter informações sobre os 91 cursos de graduação e as inúmeras atividades complementares que garantem uma formação ampla e diferenciada. Tomar ciência de que a Universidade oferece políticas de inclusão, acessibilidade e assistência que favorecem a permanência dos estudantes em seus campi.

Esse ambiente de interação, que antes da pandemia de covid-19 era construído, de forma presencial, durante a Mostra Sua UFMG, será preservado neste ano com recursos como sobrevoo das unidades acadêmicas por meio de imagens geradas por drones, incursões pelos prédios em imagens em 360º, webstories sobre cada curso e até um game que leva o estudante a descobrir quem é ele na Universidade. Além disso, de 1º a 5 de março, sempre às 9h30 e às 14h, haverá mesas de conversas na plataforma YouTube para discussão de assuntos diversos e tirar dúvidas sobre o ingresso no ensino superior.

“Nossa intenção é manter a conexão e a troca entre a comunidade universitária e a educação básica, auxiliar os estudantes, especialmente os do ensino médio, em suas escolhas profissionais, além de apresentá-los às inúmeras atividades complementares oferecidas pela UFMG que enriquecerão sua formação”, afirma a pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira. Ela acredita que, assim, estará mantida uma tradição de aproximação com os estudantes que já dura mais de 15 anos – desde 2004, o evento ocorre em formato presencial, com exceção dos anos de 2011, 2012 e 2013, quando foi realizado em formato virtual. Em 2019, em sua última edição presencial, a mostra reuniu cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha.

Imagem em 360º de ateliê da Escola de Belas Artes
Imagem em 360º de ateliê da Escola de Belas Artes Quando – Fábrica de Narrativas

Em 2020, o evento foi interrompido em razão da emergência pública provocada pela pandemia de covid-19, mas, como destaca a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a Universidade não poupou esforços para se apresentar aos estudantes. “A UFMG está se desdobrando para chegar aos nossos adolescentes, de modo a manter vivo o sonho de uma formação em uma universidade de excelência e cada vez mais inclusiva. Sabemos que o ano escolar de 2020 foi difícil para todos, mas, com a realização da Mostra Sua UFMG logo no início do ano letivo de 2021, queremos passar uma mensagem de esperança, resiliência e solidariedade. A UFMG é sua. A UFMG é de cada um que sonha com ela”.

Tour de drones e encontros síncronos
Nesta edição da Mostra Sua UFMG, o tradicional tour pelo campus Pampulha e suas dependências será proporcionado por vídeos gerados com base em imagens de sobrevoos de drones e fotografias 360º. O passeio oferece videodescrição para pessoas cegas. Esse acervo, que vem sendo produzido desde o ano passado pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da Universidade, também está disponível para o público, no Google Maps, e teve mais de 80 mil visualizações até o fechamento desta matéria. 

Após a acolhida dos visitantes e a apresentação da Universidade, no dia 1º de março, a partir das 9h30, feitas pela reitora Sandra Goulart Almeida, pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e pela pró-reitora Benigna Oliveira, o público poderá participar, ao longo da semana, de encontros virtuais de temática transversal, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) realizada pela equipe de intérpretes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). 

Nesses encontros síncronos (das 9h30 às 10h30 e das 14h às 15h), serão passadas informações sobre vida acadêmica, gestão do tempo e política de assistência estudantil (moradia universitária, auxílio-alimentação e transporte e ações de apoio aos estudantes indígenas, quilombolas e com deficiência, entre outros programas). 

A programação desses bate-papos também inclui exposições sobre experiências de intercâmbio no exterior, oportunidades de estágio, empreendedorismo e inovação. Considerando o atual cenário de pandemia, haverá também um momento dedicado à exposição dos programas de inserção de estudantes de licenciaturas nas escolas de ensino básico e à experiência de atuação dos estudantes da área de saúde em plena pandemia.

Imagem em 360º do prédio da Face (à direita) com a Reitoria ao fundo
Imagem em 360º do prédio da Face (à direita) com a Reitoria ao fundo Quando - Fábrica de Narrativas

“Essa é uma oportunidade para mostrar ao futuro candidato à graduação como ele pode usufruir de todas as oportunidades que a UFMG oferece para a construção de uma trajetória que vai além da formação tradicional, agregando atividades de pesquisa, de extensão, monitorias, intercâmbios, esporte e cultura, entre tantas outras”, informa Benigna.

Primeira opção
A estrutura de cada um dos 91 cursos de graduação e as possibilidades de atuação profissional serão narradas no formato de webstories

“Um dos diferenciais que esperamos mostrar é que estar numa universidade pública como a UFMG, que é uma das melhores do país, é estar numa instituição de múltiplas possibilidades. Aqui, ensino, pesquisa, extensão e cultura são indissociáveis, o que é importante não apenas para uma formação profissional de excelência, mas também para uma formação cidadã e humana, preocupada com as questões do sujeito e da sociedade, preocupada com sua inserção na vida do país e com sua responsabilidade no mundo”, destaca a reitora Sandra Goulart Almeida.

Todo o material foi desenhado para ser atemporal, de modo que continuará atualizado nos próximos anos. A mostra virtual, na avaliação de Benigna Oliveira, não substitui a presencial, mas gera novas oportunidades de conhecimento e aprendizado. “Acreditamos que informações fundamentais, como a política de inclusão e assistência da Universidade e suas inúmeras atividades de formação complementar, devem ser amplamente divulgadas, para que os estudantes, especialmente os da rede pública e aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, saibam que ingressar em uma instituição de ensino superior pública e de referência como a UFMG não é uma escolha inalcançável, nem reservada para poucos. Queremos que eles conheçam todas as oportunidades que a UFMG oferece e pensem na Universidade como uma escolha possível – quem sabe a sua primeira escolha”, conclui a pró-reitora.

Ainda que seja um evento virtual, é recomendável que estudantes e escolas se inscrevam formalmente na página da Mostra. O sobrevoo por drones, as imersões em 360º e as webstories deverão estar disponíveis no site já na próxima semana. Os encontros síncronos ocorrerão no período de 1º a 5 de março, no canal da UFMG na plataforma YouTube. Veja a programação.

Renegado, Elza Soares, influenciadores digitais...

Como o projeto político-acadêmico da UFMG agrega a cultura à tríade ensino, pesquisa e extensão, a Mostra Sua UFMG e o Festival de Verão, coordenado pela Diretoria de Ação Cultural, somaram esforços para convidar os jovens a discutir o direito à cultura. Além do show de abertura do evento, com Renegado e Elza Soares, outras atividades do Festival, que prosseguem até 11 de março, foram particularmente indicadas para o público juvenil, predominante na Mostra.

“Estamos convidando esses jovens que se preparam para estar na Universidade a também defender políticas públicas de cultura, indispensáveis à sua formação como sujeitos e como cidadãos”, explica o diretor de Ação Cultural, Fernando Mencarelli, em alusão à temática do 15º Festival de Verão: Transversal – redes de cidadania e direito à cultura.

O encerramento do conjunto de eventos virtuais se dará por meio de bate-papo com alunas e ex-alunas da casa que são influenciadoras digitais. Elas vão compartilhar experiências e vivências na academia e falarão sobre a importância da UFMG em suas trajetórias. Estão confirmadas Débora Aladim (@deedaaladim) e as irmãs Agatha (@agathasyombo) e Aretha Soyombo (@arethasoyombo).

Mostra Sua UFMG em números

24 passeios virtuais no Google
78 webstories
345 contribuições com fotos 360º no Google Street View
81 mil visualizações
Unidades mais visualizadas: Escola de Veterinária, Faculdade de Direito e Faculdade de Educação

Teresa Sanches