Extensão

Cultura hindu e 'retorno' ao surgimento da terra movimentam Espaço do Conhecimento

Programação inclui maratona para transformar museus em espaços mais criativos

Visitantes são convidados a explorar novas culturas em programação
Visitantes são convidados a explorar novas culturasIsabelle Chagas / Espaço do Conhecimento UFMG

A programação deste fim de semana do Espaço do Conhecimento UFMG proporcionará aos visitantes uma jornada de descoberta de outros mundos e culturas.

Às 15h deste sábado, 11 de novembro, o hinduísmo é o destaque da sessão Cosmogonia hindu e outras histórias. A contação de histórias vai mostrar como a união de tradições étnicas deu origem a uma religião que tem uma forma própria de ver o surgimento do mundo, o ser humano e o sentido da vida. Mais tarde, às 19h, os visitantes viajarão de volta ao surgimento do universo e da terra, passando pelas transformações sofridas pelo mundo na atividade O planeta e seus habitantes. As duas atividades são gratuitas e, para participar, os interessados devem retirar senha na recepção do museu.

Também às 19h do dia 11, a oficina Espectroscópio propõe a construção de um instrumento fundamental para estudo da luz com materiais simples. Após fazer o próprio espectroscópio, o participante aprende a ver o espectro emitido por diferentes fontes luminosas. Dessa forma, é possível entender como os cientistas descobrem os elementos químicos que compõem estrelas e planetas apenas observando seu brilho. A oficina, gratuita, será repetida nos dias 18 e 25 de novembro, e os interessados devem retirar bilhete na recepção do Espaço. A classificação indicativa é de 10 anos.

Oficina de espectroscópio
Edição anterior da oficina de espectroscópio Alice Sá / Espaço do Conhecimento

Maratona criativa

O Circuito Cultural da Praça da Liberdade, do qual o Espaço do Conhecimento faz parte, participa, nos dias 10, 11 e 12 de novembro, do Museumix MG, maratona criativa internacional em que entusiastas de cultura, tecnologia e inovação discutem formas de tornar os museus abertos, conectados e participativos. Devido à intensa programação, o Espaço do Conhecimento terá funcionamento diferenciado no domingo, 12 de novembro. O museu ficará aberto das 12h às 19h.  Na sexta-feira e no sábado, os horários de funcionamento não serão alterados.

Unindo ideias criativas a ferramentas tecnológicas, os museomixers vão construir dispositivos de mediação entre acervos e visitantes no Circuito Liberdade. O projeto teve origem na França, em 2011, e já ocorreu em outros oito países. Neste ano, o Museomix chega pela primeira vez no Brasil.

O museu está localizado na Praça da Liberdade, 700. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8350 e no site