Semana estimula servidor a conhecer e viver a UFMG

Visita à Casa da Glória, em Diamantina, é uma das atrações da programação, que inclui corrida rústica e aula de pilates

Identidade visual da Semana do Servidor 2018
Identidade visual da Semana do Servidor 2018 Marcelo Lustosa / UFMG

Com o tema Conhecendo e vivendo a UFMG, a Semana do Servidor promoverá diversas atividades para os trabalhadores da Universidade e seus familiares, a partir deste fim de semana, em Belo Horizonte e Montes Claros. Veja a programação completa.

No sábado, dia 20, ônibus da UFMG levará 70 servidores a Diamantina para conhecerem a Casa da Glória. O imóvel, construído no século 18, é a sede do Centro de Geologia Eschwege, vinculado ao Instituto de Geociências (IGC).

Na segunda-feira, dia 22, será ministrada, no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, uma oficina de reciclagem, nos períodos da manhã e tarde. Os servidores inscritos farão ainda uma caminhada ecológica no local.

A manhã de terça-feira, 23, está reservada à caminhada e corrida rústica na Estação Ecológica. A partir das 18h, o Centro Cultural UFMG oferecerá sessão de cinema gratuita, no projeto Cine Centro. Na manhã de quarta, 24, os trabalhadores visitarão o Museu de Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O projeto Quarta Doze e Trinta receberá, às 12h30, na Praça de Serviços, o Grupo Sarandeiros. Às 17h da quarta-feira (24), haverá aula de pilates no gramado da Reitoria para 200 participantes.

No dia 25, às 10h, está prevista visita ao Laboratório de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (Icex). Às 17h, a Praça de Serviços do campus Pampulha abrigará show do grupo Diamantina em Seresta, no âmbito do projeto Ao cair da tarde. Às 18h, está marcada nova sessão do Cine Centro, no Centro Cultural.

A atração de sexta-feira é o Forró do Céu, a partir das 17h30. A festa de encerramento está programada para sábado 27, das 8h às 17h, também no Centro Esportivo Universitário. Haverá shows musicais com chorinho e samba, barraquinhas, sorteio de brindes e jogos finais dos torneios de futsal e de tênis. A entrada é gratuita, e os servidores deverão cadastrar seus convidados na página da Pró-reitoria de Recursos Humanos.

Montes Claros
Os servidores lotados no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, poderão, na terça-feira, participar de oficinas de culinária local e plantas medicinais, no Sítio Saluzinho. Visita guiada ao Parque Lapa Grande está agendada para o dia seguinte.

A Casa da Glória, em Diamantina, será visitada por 70 trabalhadores da UFMG neste sábado
Construída no século 18,  a Casa da Glória será visitada por 70 trabalhadores da UFMG neste sábado Foto: Foca Lisboa / UFMG

Pertencimento
De acordo com a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves, o tema da edição deste ano – Conhecendo e vivendo a UFMG – foi escolhido com o intuito de promover a integração, a identificação e o sentido de pertencimento dos servidores da universidade, especialmente os recém-admitidos.

“O servidor, se ficar somente fechado em sua sala, não vai conhecer as múltiplas ações da UFMG e oportunidades que ela oferece. É estrategicamente importante que haja envolvimento dos familiares, integração dos trabalhadores e, sobretudo, que eles conheçam a atuação da Universidade a favor da comunidade interna e externa”, observa Leonor Gonçalves.