Ensino

"Você tem uma vida nova quando entra na UFMG"

TV UFMG ouviu relatos de estudantes que cursam nova graduação na Universidade

A escolha de um curso de graduação passa por uma decisão com muitas variáveis e que precisa ser tomada com bastante prudência. Ainda assim, é preciso encarar esta escolha como uma possibilidade e não um encerramento, uma vez que mudanças no percurso podem ser bem-vindas. Pensando no cenário de estudantes que finalizaram uma graduação e ainda tinham curiosidades e inquietações em outra área de estudo, conversamos com três discentes que ingressaram na UFMG em um novo curso de graduação: Paula Othero que é estudante Letras, Fernanda Campos, de Medicina e Afonso Scliar, calouro do curso de Design. Conheça um pouco sobre trajetória deles.


Em seus relatos, é comum a resposta de que a decisão da primeira graduação foi tomada quando muito jovens e este é um fator a ser pensado. A relação que se estabelece com a universidade muda ao longo do tempo e o momento de inserção neste ambiente também faz diferença, de acordo com Afonso Scliar, que entrou no curso de Artes Visuais aos dezessete anos. Procurar entender melhor os diferentes setores e diretorias da Universidade e suas oportunidades também é um conselho do acadêmico do Design.

A maturidade que é desenvolvida ao longo da graduação é um ponto tocado tanto por Paula, quanto por Fernanda, que diz ainda ter assimilado qual o melhor método de estudos para ela com o tempo. A estudante de Medicina conta que não acreditava em seu potencial para fazer parte do corpo estudantil do campus Saúde, mas que toda a sua trajetória pelos dois cursos anteriores ajudou a moldar a sua confiança.

O ingresso em novo curso de graduação na UFMG pode se dar de duas maneiras. A primeira é por meio do processo de Obtenção de Novo Título. Saiba mais. De acordo com o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), atualmente 811 estudantes estão com vínculo ativo na UFMG por essa modalidade. Os interessados também podem concorrer com os demais candidatos via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Acesse aqui mais informações. Em ambos os casos, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para participar.

Entrevistados: Paula Othero, estudante Letras UFMG; Fernanda Campos, estudante Medicina UFMG; Afonso Scliar, estudante Design UFMG

Equipe: Marden Ferreira (produção e reportagem); Julia Calasans (reportagem); Larissa Costa (reportagem); Samuel do Vale (imagens); Cássio de Jesus (imagens); Otávio Zonatto (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)