Arte e Cultura

Vozes quilombolas no Festival de Inverno da UFMG

​Coral de mulheres de Ribeirão das Neves cantou a ancestralidade negra em apresentação no Espaço do Conhecimento​

No último sábado, dia 13, o Coral Vozes de Campanhã cantou a ancestralidade afro-mineira durante 51ª edição do Festival de Inverno da UFMG, que neste ano tem como tema Memória: arte e patrimônio.

O grupo fundado em 2014 é formado por 16 mulheres, integrantes da Guarda de Congo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, em Ribeirão das Neves, titulado como quilombo . A TV UFMG acompanhou a apresentação de julho das vozes femininas durante o projeto Multiverso no Espaço do Conhecimento da UFMG. Natany Louise, uma das integrantes do coral conta como surgiu esta iniciativa de divulgar a cultura do congado mineiro e da sua própria comunidade.

O quilombo

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário foi fundada em 1919 e em 2015 foi reconhecida pelo governo brasileiro como um quilombo. Suas manifestações culturais são consideradas as mais antigas de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Festival de Inverno

Em sua 51ª edição, o @Festival de Inverno da UFMG oferece mais de 90 atividades culturais gratuitas ou a preços populares  nas áreas de artes visuais,  tradições, teatro, ciência, música e dança.  As atrações ocorrem no Centro Cultural da UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG e Campus Pampulha. Entre 20 e 21 de julho, a programação do Festival se integra à Virada Cultural de Belo Horizonte.

Equipe: Soraya Fideles (produção e reportagem); Ravik Gomes (imagens); Kennedy Sena (edição de imagens); Pablo Nogueira (edição de conteúdo)