Extensão

Wagner Meira, do DCC, leva ciência de dados a evento de estudantes do Colégio Militar

Debates que simulam conselhos da ONU serão alimentados por ferramentas próprias para análises quantitativas

Estudantes debatem temas como guerras e situação da mulher no mundo
Estudantes debatem temas como guerras e situação da mulher no mundo Arquivo Colégio Militar

O professor Wagner Meira Jr., do Departamento de Ciência da Computação (DCC), participa, neste final de semana (25 a 27 de maio), do CM Mundi, modelo das Nações Unidas promovido pelo Colégio Militar de Belo Horizonte.

Criado em 2006, por iniciativa de alunos e ex-alunos do Colégio, o CM Mundi é um dos mais importantes eventos de Belo Horizonte dedicados à simulação de debates da ONU. A expectativa é que esta edição reúna cerca de 250 participantes de colégios militares de todo o país.

A participação de Wagner Meira tem o objetivo de levar aos debates a perspectiva da ciência de dados. Os alunos vão usar ferramentas de coleta de dados na web, análise quantitativa, visualização etc. “Queremos estimular o processo de tomada de decisões baseada em dados, que devem se aliar às análises qualitativas”, diz Meira. “Estudantes de ensino médio têm poucas oportunidades de utilizar informações quantitativas, e o modelo da ONU, que exige deliberações, é ocasião propícia para eles praticarem avaliação, crítica e compreensão por meio da utilização de dados.”

Segundo Meira, que chefia o DCC, a participação no CM Mundi é projeto-piloto de iniciativa conjunta com a Rede Nacional de Pesquisa que pretende disseminar a ciência de dados a turmas de ensino médio.

Os debates do evento no Colégio Militar vão simular reuniões de conselhos e comitês como dos de Direitos Humanos, Segurança, Status da Mulher e Descolonização. Os estudantes vão tratar de temas como atuação das tropas de paz, perseguição de minorias, doação e transplante de órgãose situação da mulher no meio rural.

Outras informações sobre o CM Mundi estão disponíveis no site do evento www.cmmundi.com e podem também ser obtidas pelo telefone 3326-4976.