Ensino

Webinar abordará direitos autorais na produção de materiais didáticos

Evento será realizado na quarta-feira, 29, com transmissão pelo YouTube do Caed

Os webinars anteriores estão disponíveis na página do Programa Integração Docente
Os treinamentos ficam disponíveis na página do Programa Integração Docente Reprodução

Os cuidados para utilização de imagens e vídeos e os mecanismos de proteção dos direitos dos autores de materiais didáticos serão abordados em webinar ofertado pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) na próxima quarta-feira, 29, das 14h às 16h. 

Com  transmissão pelo canal do Caed no YouTube e tradução simultânea em Libras, a capacitação será ministrada pelo assessor pedagógico Ramiro Barboza, advogado, bacharel em Direito e em História pela UFMG, mestre em História pela Universidade Federal de São João del-Rei e doutorando em Direito Público pela PUC Minas). Ramiro é autor do curso de extensão Noções básicas de direitos autorais e do guia associado, disponibilizados pelo Caed.

Capacitação docente
O treinamento é o quinto da série promovida pelo Caed, que integra as ações do Programa Integração Docente, destinado à capacitação dos professores da UFMG para a utilização de ferramentas tecnológicas no ensino remoto emergencial, adotado pela Universidade em razão da pandemia de covid-19. 

Os anteriores, disponíveis no site da iniciativa, trataram do Moodle, suas funcionalidades e integração com o diário de classe, a produção de videoaulas com smartphones e o uso do Microsoft Teams para as aulas síncronas.

A iniciativa também disponibiliza tutoriais e guias, promove fóruns sobre os impactos da pandemia nas atividades de ensino e presta outras formas de apoio ao corpo docente.