Arte e Cultura

Websérie discute racismo com base em diferentes olhares sobre o negro

Produção de grupo da Fale conta a história de uma família de negros que contrata um fotógrafo branco para registrar uma festa de aniversário

A websérie 3x4 conta a história de uma família de pessoas negras que contrata um jovem fotógrafo branco para registrar a festa de aniversário do filho mais novo, Rafa

Uma família de pessoas negras contrata um jovem fotógrafo branco para registrar a festa de aniversário do filho mais novo, e a história se desenrola com base nas diferenças dos olhares sobre a questão racial – de quem é negro e de quem não é. Esse é o argumento da websérie 3x4, lançada pelo Núcleo Experimental de Dramaturgia (NED), da Faculdade de Letras da UFMG (Fale). A produção é dirigida por Amora Tito, aluna do curso de Teatro da Escola de Belas Artes (que também assina a dramaturgia) e pela professora Elen de Medeiros, da Fale. A série tem cinco capítulos, com duração de 10 a 15 minutos, e pode ser acompanhada no canal do NED no YouTube.

“A ideia da websérie surgiu em reuniões do NED, que tem como principal objetivo pesquisar linguagens dramatúrgicas contemporâneas. A dramaturgia da websérie, da Amora Tito, já existia. Lemos a peça, discutimos, e veio o desejo de montá-la”, conta Elen de Medeiros, coordenadora do grupo.

Amora conta que também se inspirou no Teatro do Absurdo para construir a narrativa de maneira não linear, reconfigurando os olhares por meio de flashes. “A ideia da dramaturgia surgiu quando estava passando pelo Parque Municipal de Belo Horizonte e vi uma família composta de pessoas negras sendo fotografada por um fotógrafo branco. A imagem me fez questionar quais recortes o fotógrafo escolheu para retratar aquela família.”

Ela continua: “No Brasil, a sociedade foi formada sobre os pilares da supremacia racial não negra após mais de 300 anos de escravização. Quis construir cenas que denunciam os olhares que por muito tempo contaram e registraram a história dos negros no Brasil. A dramaturgia dilata o olhar para uma família de pessoas negras, elas mesmas contando suas histórias de seus pontos de vista”.

Segundo Elen de Medeiros, a peça põe em relevo a forma como pessoas negras são vistas socialmente, "seja no cotidiano da vida – haja vista o grande número de negros assassinados, perseguidos e que sofrem os efeitos do racismo estrutural –, seja por meio do uso de uma linguagem que carrega preconceitos raciais".

A leitura dramática de 3x4 foi realizada pelos estudantes Nayara Leite, Amora Tito, Felipe de Oliveira, Arthur Barbosa e Matheus Cunha, todos integrantes do NED. A edição do vídeo é de Nanauê, e a captação de som externo, de Ivo Ivo Ivo.

Leitura dramática virtual
Em virtude do fechamento dos teatros e do impedimento de encontros presenciais, devido à pandemia, a solução foi uma leitura dramática virtual. “A leitura da peça inteira durava mais de uma hora, por isso foi necessário dividi-la em capítulos e compor uma linguagem virtual em diálogo com a leitura dramática e com o próprio texto", explica Elen de Medeiros. O trabalho foi praticamente todo construído virtualmente: a leitura inicial, a discussão sobre aspectos da dramaturgia e propostas estéticas de encenação.

“Tínhamos esperança de um retorno gradual, mas não foi possível. Quando a UFMG estava na etapa 1 de retorno, em janeiro, fizemos gravações in loco para usar na montagem dos vídeos. Fizemos esse trabalho ao ar livre e com máscaras para proteção da equipe. Na última etapa, a da edição, intercalamos imagens das gravações virtuais com as das gravações externas”, explica Elen, detalhando o processo de produção da websérie.

Gabriela Augustha