Notícias Externas

William S. Burroughs, influenciador da geração beat, faria 105 anos nesta terça

Professor da UFMG Pedro Castilho, estudioso do escritor, falou com o programa Universo Literário

Burroughs, em seu aniversário de 70 anos
Burroughs, em seu aniversário de 70 anos Foto: Chuck Patch / CC BY-SA 2.0 / Wikimedia: https://bit.ly/2GaMqr0

Nascido em 5 de fevereiro de 1914, William Seward Burroughs faria 105 anos nesta terça-feira, 5. O escritor, pintor e crítico social estadunidense é considerado um dos maiores escritores satíricos, além de um dos maiores representantes da geração beat. Ao lado de Jack Kearouac e Allen Ginsberg, ele integrou a tríade de intelectuais responsáveis por inaugurar uma nova era na literatura.

Por meio do movimento beat, os autores fizeram sua própria revolução cultural, alimentando o mundo da contracultura da época. O escritor foi ainda quem popularizou a técnica do cut-up, ou técnica de recorte, em que o autor fragmenta o texto e mistura as partes como forma de criar novos produtos.

Burroughs foi ainda um dos pioneiros da literatura experimental, com a produção subjetiva de textos. Seu estilo de vida foi um tanto incomum para sua época, e seu nome sempre foi associado a seus vícios e experiências com diversas drogas. Sua obra mais conhecida é Almoço Nu, do original em inglês Naked Lunch, em que o autor narra algumas de suas experiências personificadas no protagonista William Lee.

O professor Pedro Castilho, da Faculdade de Educação da UFMG, estudioso de William Seward Burroughs, falou sobre o escritor em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Produção de Maitê Louzada e Jaiane Souza, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória