Lazer e esporte

Dia nacional do esportista: pesquisas da UFMG e homofobia no desporto

Em todo dia 19 de janeiro o Brasil comemora o Dia nacional do esportista. E em praticamente todo jogo de futebol se ouve as torcidas ofendendo uma às outras ou ao time adversário com xingamentos como "Maria", "bichinha", "viado" etc. O mais alarmante é que tais xingamentos também são ouvidos por diversas crianças e adolescentes durante as aulas de educação física e/ou durante jogos informais na rua ou em quadras. O resultado disso é o afastamento da comunidade gay das práticas esportivas, devido ao preconceito e não aceitação dos colegas. 

O alerta é feito por pesquisadores da UFMG. Em reportagem sobre a homofobia no esporte, a TV UFMG conversou com estudiosos do Nuh - Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT e do GEFuT. A segregação tem sido o caminho que muitos gays como os do time Bharbixas F.C, formado somente por homossexuais, têm encontrado para sofrer menos preconceito.

Entrevistados: Bárbara Mendes (pesquisadora do NUH UFMG), Caio Campos, Daniel Carrera e Gabriel Leão (jogadores do Bharbixas), José Aelson da Silva Junior (pesquisador GEFuT UFMG).
Produção e reportagem: Ludmilla Cabral
Imagens: Antônio Soares
Edição de Imagens: Marcia Botelho e Otávio Zonatto
Trilha: Justifications In The Name of Love