Pesquisa e Inovação

Yaravírus é descoberto por pesquisadores da UFMG

Nova forma de vida foi descoberta após coletas de material na Lagoa da Pampulha

O Yaravírus é uma nova entidade biológica conhecida composta por 90% de materiais genéticos não documentados. Nomeado em homenagem a Iara, rainha das águas no folclore brasileiro, o novo vírus foi descoberto por pesquisadores da UFMG após coleta de materiais na Lagoa da Pampulha, localizada na capital mineira, em 2017.

O grupo de pesquisadores do Laboratório de Vírus do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG trabalha na tentativa de prospectar e conhecer novas formas de vida virais. No caso do Yaravirus brasilienses, em meio aos grandes problemas causados pelo coronavírus na China, o novo vírus não afeta os seres humanos. A nova forma de vida possui aproximadamente 80 nanômetros e não possui as mesmas capacidades dos vírus gigantes, pelos quais os pesquisadores procuravam na coleta realizada. 

De acordo com Jônatas Abrahão, professor do Departamento de Microbiologia da UFMG, a importância do descobrimento do Yaravírus significa um avanço no entendimento do universo da virosfera e mostra a necessidade de continuar explorando essa forma de vida.

A TV UFMG conversou com quatro dos pesquisadores responsáveis pela descoberta e mostra como foi o processo, o que é o vírus e quais são os próximos passos a serem dados a partir da descoberta.

Ficha técnica: Produção e reportagem: Yves Vieira; Imagens: Antônio Soares e Lucas Tunes; Edição de imagens: Otávio Zonatto; Edição de conteúdo: Renata Valentim.