Considerada pelos sistemas de avaliação do ensino superior no Brasil uma das melhores universidades do país, a UFMG está bem-posicionada nos mais diversos indicadores acadêmicos.

As pesquisas realizadas nas suas diversas unidades acadêmicas ganham cada vez mais espaço em revistas especializadas, no Brasil e no mundo. Em 2014, a Scopus – considerada a maior base mundial de dados de resumos e citações de literatura científica revisada por pares nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes e humanidades – registrou uma publicação média de mais de três mil artigos em periódicos de alto impacto internacional.

Entre os professores, 734 são pesquisadores do CNPq. O número de patentes nacionais e internacionais registradas pela UFMG também tem crescido nos últimos anos - em 2016, a UFMG alcançou 1065 registros de patentes, o que lhe rende posição de liderança entre as instituições de ensino superior do país. A Universidade conta ainda com cerca de 900 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.

Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais
Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Lucas Braga/UFMG

Os resultados alcançados pela UFMG no âmbito do ensino de graduação podem ser verificados por meio de avaliações internas e externas, que comprovam a confiabilidade institucional com elevados índices de produção intelectual e científica. Exemplos desse desempenho são os ótimos resultados obtidos nos principais índices: Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC). Ambos são baseados nos valores do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e em parâmetros como a qualidade do corpo docente, a infraestrutura e o programa pedagógico.

No que tange à pós-graduação, os resultados podem ser medidos pelos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia a qualidade do ensino, a produção científica e a infraestrutura de cursos de mestrado e doutorado. Cerca de 69% dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG obtiveram, até 2014, as melhores notas na avaliação da Capes.

A Universidade oferece cursos de educação a distância, que se estruturam nos níveis de graduação, especialização, aperfeiçoamento e atualização. Esses cursos estão presentes em 24 cidades-polo, localizadas em todas as regiões do estado.

Integram a UFMG quatro campi: o campus Pampulha, que reúne a Reitoria, os órgãos da administração central e a maioria das Unidades Acadêmicas; o campus Saúde, onde se localizam a Faculdade de Medicina, a Escola de Enfermagem e o Complexo do Hospital das Clínicas; o campus regional em Montes Claros, onde se localiza o Instituto de Ciências Agrárias (ICA); o campus cultural da UFMG em Tiradentes. A Faculdade de Direito e a Escola de Arquitetura localizam-se na região central de Belo Horizonte.

Campus Pampulha
Campus Pampulha Foca Lisboa / UFMG