1961

Escola de Veterinária é incorporada à Universidade.
Instituto Superior de Planejamento é anexado à Instituição.

1962

Conservatório Mineiro de Música é anexado à UMG. Inauguração do prédio da Reitoria, no campus Pampulha.

Ato simbólico de inauguração do novo prédio da Reitoria da UFMG, em 26 de outubro de 1962. Em primeiro plano, da esquerda para direita, o Governador do Estado de Minas Gerais, José de Magalhães Pinto, o Presidente da República, João Goulart e o Reitor da UFMG, Orlando Magalhães Carvalho.
Ato simbólico de inauguração do novo prédio da Reitoria da UFMG, em 26 de outubro de 1962. Em primeiro plano, da esquerda para direita, o Governador do Estado de Minas Gerais, José de Magalhães Pinto, o Presidente da República, João Goulart e o Reitor da UFMG, Orlando Magalhães Carvalho. Acervo do Projeto UFMG: Memória & História

1963

Curso de Biblioteconomia é anexado à Instituição.
Curso de Belas-Artes é incorporado à Universidade.

Escola de Belas Artes da UFMG.
Escola de Belas Artes da UFMG. Autor desconhecido

1964

Intervenção militar é realizada na Universidade.
Coral Ars Nova é incorporado à UFMG.

1965

UMG passa, oficialmente, a se chamar Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Início do processo de reforma universitária e de composição do novo estatuto da Universidade, que prevê a fundação dos institutos centrais de Matemática, Física, Química, Biologia e Filosofia. São construídos e instalados o novo Colégio Universitário, o Pavilhão Central de Aulas (PCA), o Departamento de Química e o Colégio Técnico.

1966

O Conselho de Pós-graduação, hoje Pró-reitoria de Pós-graduação, é instalado na Universidade.

1967

Início da implantação dos cursos de pós-graduação na UFMG.
Acontece o I Festival de Inverno da UFMG, em Ouro Preto.

1968

Forças policiais invadem a Faculdade de Medicina, em 5 de maio, mesmo dia da invasão da Sorbonne, França.

Tropas na Faculdade de Medicina
Tropas militares na Faculdade de Medicina Oromar Moreira

Plano de reforma da UFMG, por meio do decreto nº 62.317, autoriza desmembramento da Faculdade de Filosofia nas unidades Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Faculdade de Educação, Faculdade de Letras (Fale), Instituto de Ciências Exatas (ICEx), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Instituto de Geociências (IGC).

Decreto no. 63.416, de 11 de Outubro de 1968 transfere o Colégio Agrícola Antônio Versiani Athayde de Montes Claros, criado pelo Ministério da Agricultura em 1964, para a UFMG.

1969

Plano Diretor, aprovado pelo Conselho Universitário, possibilita o início da construção de unidades como o Instituto de Ciências Biológicas, a Biblioteca Central, o Centro Pedagógico e o Colégio Técnico.

Escola de Educação Física é anexada à Universidade.