2011

Centro de Atividades Didáticas (CAD) de Ciências Naturais inicia o seu funcionamento

Número de titulados na pós-graduação da UFMG registra aumento de 76% na última década 

Criada a primeira turma do curso Formação Intercultural de Educadores Indígenas da UFMG 

20 municípios mineiros adotam a tecnologia MI-Dengue – desenvolvida e patenteada pela UFMG – e casos da doença chegam a ser  50% menor do que o registrado em cidades que não adotaram o sistema.

UFMG passa a integrar consórcio multinacional para pesquisar temas de interesse comum, por meio do Instituto Brasil Europa (IBE)

2012

Equipe de arqueologia da UFMG identifica quatro novos sítios arqueológicos na Antártica 

Hospital das Clínicas ganha setor de ressonância magnética e passa a ser o primeiro hospital público da rede SUS, em Belo Horizonte, a realizar exames com este método diagnóstico.

Programa de Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas da UFMG comemora a a defesa de seu milésimo trabalho na pós-graduação.

UFMG passa a formar gestores em telessaúde de 16 países latino-americanos.

Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec) inaugura o seu primeiro edifício institucional. 

UFMG lança, em caminhão, o Museu Ponto itinerante voltado para divulgação científica.

2013

UFMG passa a cumprir, no Vestibular 2013, a Lei nº 12.711/2012, a chamada Lei de Cotas

2014

Ingresso de alunos nos cursos de graduação da UFMG passa a ser feito também pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação.

2015

Em 7 de julho, o Conselho Universitário da UFMG aprova uso do nome social em registros da vida acadêmica, garantindo a inclusão do pré-nome para pessoas cujo nome de registro civil não reflita a identidade de gênero. 

Centro de Treinamento Esportivo, o CTE UFMG, é escolhido pela seleção britânica como local de realização de treinos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Centro de Treinamento Esportivo da UFMG.
Centro de Treinamento Esportivo da UFMG. Lucas Braga/UFMG

Anexo U do Instituto de Ciências Exatas da UFMG é inaugurado, e passa a receber a maior parte das atividades do DCC, Departamento de Ciência da Comunicação.

2016

A UFMG aprova Resolução sobre a violação de direitos humanos e a erradicação de atos discriminatórios no âmbito da Instituição. 

Em 30 de agosto, Conselho Universitário aprova a oferta do Programa de Vagas Suplementares para Estudantes Indígenas, beneficiando estudantes indígenas de diversas etnias no ingresso ao ensino superior (graduação).

2017

Resolução nº 02/2017 de 4 de abril do Cepe determina reserva de vagas para pessoas negras, indígenas e com deficiência em cursos de pós-graduação stricto sensu na UFMG. Objetivo é estimular a igualdade de oportunidades no acesso á educação.

2018

Inauguração do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3) no campus Pampulha.da UFMG. Com 10,6 mil metros quadrados de área construída, o Centro possui três salas com 50 lugares, 22 salas de 70 lugares e oito auditórios com 150 cadeiras. O CAD 3 se destina principalmente para atividades das Ciências Exatas, das Ciências da Terra e das Engenharias.

Inauguração da terceira unidade de Moradia Universitária da UFMG no bairro Ouro Preto, em Belo Horizonte,  Com três blocos, 45 apartamentos e 386 novas vagas, a unidade utiliza sistemas de aquecimento por energia solar e de aproveitamento da água da chuva.