Montes Claros

Polo influente na região Norte de Minas Gerais, Montes Claros conta com a presença da UFMG em sua região, por meio de campus regional, onde funciona o Instituto de Ciências Agrárias (ICA).

Campus da UFMG em Montes Claros
Campus da UFMG em Montes Claros Lucas Braga/UFMG

Para a unidade, a Universidade atrai alunos de todo o país, devido à oferta de cursos de pós-graduação e de graduação - Agronomia, Administração. Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia.

A presença da instituição na cidade vai além das salas de aula e de laboratórios, promovendo atividades de extensão, o resgate dos saberes tradicionais das populações locais e colaborando para o desenvolvimento social e educacional da comunidade da região.

Projeto Iogurte de Coquinho do Cerrado
Projeto Iogurte de Coquinho do Cerrado Lucas Braga/UFMG

Bandeirantes

Consta que, até a década de 1760, os povos indígenas Anais e Tapuias habitavam a região de Montes Claros. Por volta do ano de 1768, uma expedição de bandeirantes chegou na região em busca de pedras preciosas. A presença dos exploradores foi se consolidando por meio de outras atividades produtivas e, ao longo das décadas seguintes, formou-se uma vila em torno da chamada Fazenda Montes Claros. Em 1857, com dois mil habitantes, a vila foi elevada à condição de cidade com o nome Montes Claros.

Hoje, com população de 400 mil habitantes, o município, “capital do pequi”, se destaca pela variedade de suas atividades econômicas – industriais, agropecuárias, comerciais e extrativas. Também o setor de ensino superior é expressivo: além da UFMG, a cidade conta com a Universidade Estadual de Montes Claros, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e diversas faculdades particulares.

Montes Claros possui atualmente infraestrutura diversificada para visitantes e investidores, contando com aeroporto, estádio de futebol, feiras, museu, parques e importantes sítios arqueológicos.

Atrações

Segundo informações da Prefeitura local, são 164 sítios catalogados, “tendo como principal, o complexo espeleológico da Lapa Grande, dada a sua importância arqueológica. De potencial turístico os sítios Lapa D'Água e Lapa da Nascente, guardam em seus sedimentos restos de animais fósseis e possuem ornamentações de grande beleza. Nesses sítios existem rios subterrâneos com mais de 1 km de extensão.

Com parques urbano e de proteção ambiental, Montes Claros oferece área verde aberta para atividades de lazer para todos. No Parque Municipal Milton Prates, o visitante pode usufruir de atrações como lagoa com pedalinhos, restaurante, play-ground, quadras de esportes com chuveiro, campo de futebol, pista de bicicross; Ao lado do Parque está o zoológico da cidade.

Já o Parque da Sapucaia é uma reserva florestal. Ideal para aeromodelismo e pistas para ultra-leves e vôos de Asa Delta, piqueniques, práticas de montanhismo e corridas rústicas. Possui um teleférico com capacidade para 90 pessoas.  

No Parque Guimarães Rosa, localizado às margens do Córrego Carrapato, zona urbana, a população pode usufruir dos recursos naturais, com educacionais, científicos, recreativos e turísticos,

Montes Claros

Montes Claros

Distância entre BH e Montes Claros: 418 Km

Temperatura: clima quente e seco, na maior parte do ano

Telefone da Prefeitura:
(38) 3229-3000 

Aeroporto Mário Ribeiro: consulte neste link todas as informações

Terminal rodoviário: localizado na Praça Tancredo Neve, s/n, bairro Canelas. Telefone:  (38) 3214-2722

Conheça neste link os serviços da cidade