Tiradentes

Uma habitação histórica, a casa de Padre Toledo, na cidade de Tiradentes, abrigava encontros dos inconfidentes mineiros em 1789, liderados também pelo seu morador. A casa, hoje, Museu Casa de Padre Toledo, integra a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, vinculada à UFMG. O prédio, datado do século 18, é uma das edificações em Tiradentes, que compõe o Campus Cultural UFMG na cidade. Os outros espaços são a Casa de Cultura, a Biblioteca e o Centro de Estudos sobre o Século 18, os dois últimos em processo de implantação no Sobrado Quatro Cantos.

Em todos esses espaços, a cidade respira história. Um dos mais expressivos centros de arte e arquitetura barroca do país, Tiradentes é Patrimônio Histórico Nacional. Nela, aportam visitantes com interesse turístico e cultural. Com essa tradição, o projeto de um campus cultural, encontrou profunda afinidade com a história presente e passada do local.

Atrações

Data de 1702 a descoberta de lavras na cidade. Denominada então como Vila de São José del-Rei, teve o seu nome alterado para Tiradentes em 1889, após a proclamação da República, em homenagem ao Inconfidente Joaquim José da Silva Xavier.

Quem procura a cidade em busca de turismo cultural encontra opções que abrangem sua gastronomia, artesanato, monumentos, casario, belezas naturais, passeio por Maria Fumaça e agenda cultural expressiva, como o Festival de Cinema de Tiradentes. Também a UFMG oferece atrações que podem ser conferidas no site do Campus Cultural.

Tiradentes fica a 192 Km de Belo Horizonte, na região Campo das Vertentes. O seu clima é o tropical de altitude, com verões quentes e úmidos. A cidade possui cerca de 7 mil habitantes e oferece boa infraestrutura para visitantes.

Campus

O Campus Cultural UFMG promove atividades de arte e cultura, por meio de projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de cooperação com instituições públicas e privadas de Tiradentes e de outras cidades da região.

Criado em 2011, a partir de um Termo de Cooperação entre a Universidade e a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, o projeto é vinculado à Diretoria de Ação Cultural da UFMG. O contato com a equipe do Campus pode ser feito pelo e-mail campustiradentes@dac.ufmg.br.

Tiradentes

Telefone da Prefeitura: (32) 3355-1412