A UFMG oferece atividades e infraestrutura de esporte e lazer para sua comunidade e para atletas de alto desempenho, por meio do Centro Esportivo Universitário, do Centro de Treinamento Esportivo e de ações de extensão. A prática esportiva da comunidade ocorre também a partir de competições organizadas por entidades esportivas – as Atléticas – vinculadas a unidades acadêmicas.  Conheça e saiba como participar das iniciativas de esporte e lazer na UFMG:

Centro Esportivo Universitário

O Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFMG se destina à realização de programas de atividades físicas, didáticas, esportivas, culturais e de lazer. O espaço constitui área de lazer e prática esportiva para a comunidade da UFMG. Sua infraestrutura é composta de uma piscina semi-olímpica, duas piscinas infantis, um parque infantil, quatro vestiários, três quadras de vôlei, três quadras de peteca, duas quadras de basquete, sete quadras poliesportivas, cinco quadras de saibro para tênis e uma cantina. O CEU conta ainda, com uma piscina olímpica que, no momento, encontra-se interditada devido a problemas estruturais.

Saiba quem pode frequentar o CEU e as orientações para obter a carteira neste link

Acesse aqui o atendimento do Centro.

Centro de Treinamento Esportivo

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) é uma parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de estabelecer política integrada de desenvolvimento técnico-científico de atletas, treinadores e graduandos de diversos cursos. Sua estrutura abriga piscina olímpica de bordas retráteis,  quadra esportiva coberta, espaço para musculação e pista para atletismo. As instalações do CTE foram projetadas pela Escola de Arquitetura da UFMG dentro de padrões de sustentabilidade de recursos naturais e de acessibilidade. 

O telefone de contato do Centro é (31) 3409-2325. Acesse aqui o atendimento do CTE

Atividades de Extensão

Atividades e cursos na área esportiva são ofertados regularmente pela UFMG a todos os públicos. A oferta pode ser acompanhada no site da Fundep. Além de cursos, a instituição possui outras iniciativas na área, que podem ser consultadas no Sistema de Informação da Extensão (Siex).

Domingo no Campus

O evento abre o campus Pampulha como opção de lazer, entretenimento e espaço de convivência para a população de Belo Horizonte, possibilitando maior integração da UFMG à cidade. Neles, são organizadas brincadeiras, jogos, shows e piquenique. Para acompanhar a agenda, basta se informar na fan page da iniciativa na página de eventos do Portal UFMG.

Atléticas

Contando com mais de uma dezena de ligas esportivas em suas unidades acadêmicas, a UFMG tem assistido ao aumento de participação de sua comunidade no esporte. Por meio das Atléticas, são promovidas competições em variadas modalidades para todos os públicos. Conheça neste link, a lista das Atléticas e saiba como participar de suas competições.

Bosque da Música

No espaço do gramado próximo à Escola de Música, no campus Pampulha, grupos da UFMG e da cidade realizam piquenique e slackline. A prática desse esporte, no local, tem tornado o espaço da UFMG referência na cidade para os seus simpatizantes e profissionais. A participação é livre, tendo como recomendação da instituição, o uso consciente e sustentável do local.