Compõem os Órgãos de Administração Superior:

Reitoria
A Reitoria, órgão de administração geral, supervisiona e controla a execução das atividades administrativas da Universidade, competindo-lhe, para esse fim, estabelecer as medidas regulamentares cabíveis. A Reitoria é integrada pelo Reitor; pelo Vice-Reitor; pelas Pró-Reitorias; pela Procuradoria Jurídica; e pela Assessoria (Estatuto da UFMG, art. 24). O Reitor será nomeado pelo Presidente da República, que o escolherá de lista tríplice de docentes, organizada em reunião conjunta do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Curadores, respeitada a legislação vigente. Os Pró-Reitores, o Procurador-Geral e os Assessores serão de livre escolha do Reitor. Consulte a lista de dirigentes.

Órgãos Auxiliares
Os Órgãos Auxiliares, exigidos pela Administração, são instituídos pela Reitoria com aprovação do Conselho Universitário da Universidade (Estatuto da UFMG, art. 35). São eles:
- Gabinete
Centro de Computação (Cecom)
- Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA)
- Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq)
- Imprensa Universitária

Pró-reitorias
Integram a estrutura da Reitoria. Consulte a lista de dirigentes.

Órgãos Suplementares
Os Órgãos Suplementares são vinculados à Reitoria. Eles são criados pela UFMG após aprovação do Conselho Universitário (Estatuto da UFMG, art. 65). São eles:
Biblioteca Universitária - Sistemas de Bibliotecas da UFMG
Centro Esportivo Universitário (CEU)
Centro de Microscopia (CM-UFMG)
Editora UFMG
Laboratório de Computação Científica (LCC)
Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB)

Conselho de Diretores
É o órgão de assessoria executiva da administração superior da UFMG, competindo-lhe traçar normas operacionais para matérias aprovadas pelo Conselho Universitário, decidir sobre aquelas que lhe forem delegadas pelo Colegiado e assessorar o Reitor em deliberações de sua competência. Consulte as normas, os documentos e a composição do Conselho neste link.