Um tipo de recurso de grande centralidade para o funcionamento de qualquer instituição universitária é a sua força de trabalho docente. A execução da maior parte das atividades-fim de ensino, pesquisa e extensão se encontra a cargo do corpo docente. Normalmente, a manutenção dessa força de trabalho representa a maior parcela da despesa orçamentária. Portanto, quando se fala de estratégias de alocação de recursos, o item individualmente mais importante é a alocação de vagas docentes nos departamentos acadêmicos.

Desde o início da década de 1980 a UFMG vem construindo processos de alocação de vagas aos departamentos que procuram se fundamentar em indicadores de produção. O atual procedimento se encontra em funcionamento desde 2008, utilizando regras objetivas que se baseiam na aferição de um conjunto de indicadores dos departamentos, relacionados aos resultados das atividades-fim:

Indicadores para alocação de vagas docentes:
- Número de egressos de mestrado e doutorado;
- Número de docentes credenciados na pós-graduação, ponderados pelo conceito do curso;
- Número de artigos e livros publicados, ponderados pelo conceito Qualis do periódico e pela produção média da respectiva área do país;
- Número de bolsistas de produtividade em pesquisa, ponderados pelo nível da bolsa do CNPq;
- Número de docentes participando de projetos de extensão;
- Número de ações de extensão desenvolvidas, ponderadas por sua complexidade, duração e impacto;
- Número de estudantes bolsistas orientados em projetos de ensino, pesquisa e extensão;
- Número de horas-aula ministradas para cursos de graduação e de pós-graduação estrito senso (mestrado e doutorado).

A partir desses indicadores, é feito um cálculo da “dimensão ideal” de cada departamento, utilizando regras amplamente conhecidas pelos departamentos. Essa dimensão ideal é obtida como uma fração do total de vagas docentes da universidade que devem ser alocadas em um departamento, em correspondência à fração do total da produção da universidade gerada por aquele departamento.

A cada semestre, as vagas existentes são alocadas de forma a aproximar a dimensão real de cada departamento de sua respectiva dimensão ideal. Esse processo visa estimular o aumento da produção acadêmica da Universidade, em todas as suas dimensões. Há evidências empíricas de que a aplicação desse sistema de alocação de vagas tenha cumprido relevante função referencial, induzindo os departamentos a traçar políticas de expansão de atividades e de consolidação acadêmica.