A UFMG, desde a década de 1980, adota uma matriz de distribuição dos recursos de OCC (Outros Custeios e Capital) como estratégia na alocação de seus recursos orçamentários nas suas diversas unidades acadêmicas. A matriz, pioneira entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), revisada em 1993 e, posteriormente, em 2005, considera conceitos para as variáveis de uma Matriz Dimensão e de uma Matriz Dinâmica.

A primeira contempla o volume das atividades desenvolvidas no conjunto das unidades acadêmicas, enquanto a segunda concentra-se em avaliar a qualidade e eficiência dessas atividades. A matriz final é composta por 80% da Matriz Dimensão, baseada na área construída (AC), nos alunos de graduação (AG) e nos alunos de pós-graduação (APG), e 20% da Matriz Dinâmica que considera a Eficiência na Formação de Alunos de Graduação (EFA).

Algumas unidades acadêmicas, pela natureza das atividades que desenvolvem, recebem recursos extra-matriz, previamente acordados em reuniões colegiadas. O Colégio Técnico (Coltec), o Teatro Universitário (TU), o Centro Pedagógico (CP) e a Assistência Estudantil possuem recursos específicos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, por essa razão, não são contemplados na Matriz de Distribuição.

Além dos recursos distribuídos por meio da matriz e os recursos extra-matriz, parte do orçamento discricionário da UFMG é alocado na Administração Central para atender às obrigações contratadas de serviços de fornecimento de água, esgoto, energia elétrica, telefonia, internet, serviços terceirizados para a manutenção predial, limpeza, segurança, portaria, áreas verdes e compras de uso comum. Esses recursos revertem em benefícios para toda a comunidade universitária, contribuindo para o cumprimento da missão institucional com zelo e qualidade. Em decorrência disso, sofrem o impacto crescente do aumento dos preços de mercado e, em sentido inverso, com a diminuição dos recursos discricionários na LDO, afetando de forma acentuada o orçamento da instituição.

São destinados recursos, também, para projetos de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional aprovados nas instâncias deliberativas e para os projetos acadêmicos sob a gestão das Pró-reitorias acadêmicas, atendendo programas de bolsas e de apoio a projetos nas diversas áreas do conhecimento.

A Universidade conta ainda com recursos próprios diretamente arrecadados, em decorrência de prestação de serviços, gestão dos espaços (aluguel de auditórios e espaços da instituição, como a Praça de Serviços que abriga instituições bancárias e restaurantes) e também parcerias firmadas com Órgãos Federais, Estaduais, Municipais, empresas estatais, como a Petrobras e a Cemig, além de parcerias com a iniciativa privada. Esses recursos, destinados ao desenvolvimento de projetos, apresentam impacto significativo no ensino, na pesquisa e na extensão, suplementando os valores repassados pela União. Esses recursos, em sua maior parte, ficam nas unidades arrecadadoras, constituindo um importante instrumento no cumprimento de suas metas acadêmicas e institucionais.

A Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) corresponde à Unidade Prestadora de Contas (UPC) da UFMG. Por meio de suas diretorias, atua junto às unidades acadêmicas e administrativas, elaborando orientações sobre os procedimentos que envolvem execução orçamentária, financeira e patrimonial e acompanhando ao longo do exercício a aplicação desses procedimentos com vistas a assegurar a integridade, a fidedignidade e a confiabilidade das informações contábeis produzidas no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) relativas à sua respectiva execução orçamentária, financeira e patrimonial.