A UFMG conta com o suporte de fundações de apoio em projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, inclusive na gestão administrativa e financeira, conforme previsto na Lei nº 8.958/94 e regulamentado no Decreto nº 7.423/2010.

As fundações de apoio são credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação) e MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), o que exige que sejam fiscalizadas pelos órgãos superiores da universidade, além de prestarem contas aos respectivos ministérios.

Nos termos da Resolução do Conselho Universitário nº 10/2004, de 18 de novembro de 2004, os instrumentos jurídicos firmados entre a UFMG e as fundações são fiscalizados pela Auditoria Geral. As fundações de apoio, na execução dos contratos celebrados, deverão ainda observar o disposto nas resoluções do Conselho Universitário, especialmente a que regulamenta a prestação de serviços no âmbito da UFMG, bem como as resoluções pertinentes das congregações ou órgãos equivalentes das unidades acadêmicas.

Os instrumentos jurídicos celebrados entre a UFMG e as fundações de apoio são contratos ou convênios, acordos de parcerias, e afins, o que faculta a essas instituições prestarem apoio a programas, ações, projetos e atividades, inclusive de natureza infraestrutural, material e laboratorial, além da gestão administrativa e financeira, que levem à melhoria mensurável da atuação da universidade no cumprimento eficiente e eficaz de sua missão institucional.

Há quatro fundações vinculadas à UFMG, credenciadas de acordo com a legislação vigente: Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas (Ipead), Fundação Christiano Ottoni (FCO), a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe). Além dessas, a UFMG também conta com uma fundação específica para dar apoio às atividades da área cultural, a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade. As regras e os procedimentos para a contratação das fundações de apoio, assim como os formulários necessários estão disponíveis na página da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.

Além das fundações de apoio, a UFMG conta também com o suporte da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), de caráter assistencial, que possui relação com a Universidade com amparo na Lei 13.019 de 2014.

Saiba mais sobre cada uma dessas fundações de apoio:

  1. Fundep

    Site | Portal da Transparência

    A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) realiza gerenciamento administrativo e financeiro de projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional da UFMG e de diversos centros de pesquisa e ensino no país. Criada em 1975, é uma entidade de direito privado, reconhecida pelos Ministérios da Educação (MEC) e de  Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações como Fundação de Apoio à Pesquisa.

    Entre os seus serviços de destaque constam: elaboração de propostas, captação de recursos, compras, importações, contratação de pessoal, assessoria jurídica, prestação de contas e gestão de concursos.


    Contato:
    Telefones: (31) 3409-4200 (Atendimento Geral) e  (31) 3409-4220 (Atendimento Extensão Universitária)
    E-mail: acesse o formulário neste link
    Endereço: Av.  Antônio Carlos 6627 - Un. Adm. II - Campus Pampulha UFMG - CEP 31.270-901 - Belo Horizonte / MG 

  2. Ipead

    Site | Portal da Transparência

    A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), criada em 1948, presta apoio às atividades de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. A entidade também realiza pesquisas, cursos, estudos teóricos e aplicados, serviços de consultoria e assessoria, ministra treinamento especializado com o objetivo científico ou profissional, relacionados com as ciências econômicas, administrativas, contábeis, demográficas e afins.

    A Fundação é uma entidade sem fins lucrativos,  credenciada pelo Ministério da Educação - MEC e pelo  Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações como fundação de apoio à Face/UFMG.

    Contato
    Telefone:(31) 3409-7110 
    E-mail: ipead@ipead.face.ufmg.br
    Endereço:  Av. Antônio Carlos 6627 - Face - Campus Pampulha UFMG - Belo Horizonte -MG - CEP 31.270-901 

  3. FCO

    SitePortal da Transparência

    A Fundação Christiano Ottoni (FCO) é uma entidade educacional de apoio à UFMG, em especial à Escola de Engenharia, credenciada pelo MCTIC e MEC.

    Sua atuação, nos campos da Engenharia, está especialmente relacionada aos projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos de processos e produtos, consultoria, laudos, perícias e pareceres, estudos e prospecção tecnológica, como também na oferta de cursos de especialização e de curta duração, abertos para o público ou in company.

    Criada em 1974, a Fundação é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira.

    Contato
    Telefone: (31) 3409-1900
    E-mail: diretor@fco.org.br
    Endereço:  Av. Antônio Carlos 6627 - Escola de Engenharia - Campus Pampulha UFMG - Belo Horizonte -MG -  CEP 31.270-901 


  4. Fepe

    Site | Portal da Transparência

    A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe) é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações como fundação de apoio à UFMG, em especial à Escola de Veterinária da UFMG.

    A Fundação foi constituída em 1973  para presar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Medicina Veterinária. A entidade  realiza a gestão de projetos com o objetivo de promover o desenvolvimento institucional da Escola e de outras entidades públicas e privadas.

    A Fundação também presta serviços à comunidade, cooperação com outras instituições na área de sua competência, captação de projetos junto à iniciativa privada ou agências financiadoras oficiais, no Brasil e no exterior, prestação de serviços de consultoria e  promoção de eventos.

    Contato
    Telefone: (31) 3409-2036
    Fax: (31) 3409-2071
    E-mail: fepmvz@fepmvz.com.br
    Endereço:  Av. Antônio Carlos 6627 - Escola de Veterinária - Campus Pampulha UFMG - Belo Horizonte -MG -  CEP 31.270-901 


  5. Fump

    Site | Portal da Transparência

    A Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) é uma instituição sem fins lucrativos, controlada pela UFMG, destinada a prestar assistência estudantil aos alunos de baixa condição socioeconômica da Universidade.  

    Sua criação remonta a 1929. Na atualidade, a Fump desenvolve programas de assistência estudantil que visam facilitar o acesso à alimentação, saúde, moradia, transporte, aquisição de material escolar e outros projetos que auxiliam os estudantes a ter um bom desempenho acadêmico, reduzindo a evasão na Universidade.

    Contato
    Telefones:  (31) 3409-8400 / 3409-8470 / 3409-3970
    E-mail: acesse o formulário de contato neste link
    Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 610 - Bairro São José - Belo Horizonte - MG

  6. FRMFA

    Desde 1970, a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) tem atuado em colaboração com os setores públicos municipal, estadual e federal – este representado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Entre seus bens, dotados de valor histórico cultural e artístico, estão a antiga residência do inconfidente Padre Toledo, transformada no Museu Casa Padre Toledo, e o Centro de Estudos e Biblioteca do Campus Cultural UFMG em Tiradentes. Saiba mais sobre a Fundação.