Impactos e Beneficiários
A atividade da UFMG impacta a sociedade de diferentes formas, que vão desde o atendimento a demandas individuais, por exemplo na busca por educação superior de qualidade, ou por serviços de saúde de alta complexidade, e passam ainda pelo suporte estratégico a setores da economia para o desenvolvimento regional ou pelo apoio a projetos governamentais. Os diagramas a seguir ilustram, de maneira simplificada, os tipos de serviços prestados pela UFMG para diferentes tipos de públicos: a população em geral, as instâncias do poder público, bem como as empresas e organizações do setor privado.
De uma maneira mais abrangente, o principal impacto da atividade da UFMG consiste na sua contribuição expressiva para a complexificação da sociedade na região em que se encontra instalada. A presença da UFMG permite que continuamente se formem profissionais de elevada qualificação, imprescindíveis para o adensamento tecnológico da atividade econômica, para a instalação de um sistema de saúde abrangente e de grande diversidade de serviços, para a constituição de um ambiente sociocultural rico e diversificado.
Ao lado da expressiva contribuição representada pela formação de egressos, as atividades de geração de conhecimento e também de atendimento à sociedade e prestação de serviço à população também potencializam tal impacto. A atividade de oferecimento direto de serviços à população cumpre um papel bastante específico, distinto daquele oferecido por outros órgãos ou instituições: os serviços prestados pela UFMG cumprem necessariamente o papel de produzir conhecimento novo.
Assim, por exemplo, nos serviços de saúde, são precisamente os casos raros, envolvendo condições diferentes das usuais e que evidenciam lacunas no conhecimento atualmente disponível, aqueles de maior interesse. Nesse contexto, além da formação dos estudantes que estarão presentes no momento do atendimento, haverá a constante geração e aperfeiçoamento de tecnologias diretamente aplicáveis a problemas de interesse direto da população.
Como consequência da atividade de pesquisa, ocorre o desenvolvimento de novas tecnologias de interesse produtivo ou social. A formação de estudantes da graduação e da pós-graduação nesse contexto de geração de conhecimento novo, por fim, é o que permite que esses egressos venham a liderar processos de inovação onde quer que venham a atuar profissionalmente.