PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que reúne  os fundamentos que orientam o planejamento e a gestão interna da Universidade, aumentando a transparência em seu relacionamento com a comunidade interna, com outras instituições e com a sociedade em geral.

PDI na UFMG

A UFMG elaborou três PDIs: 2008-2012, 2013-2017 e 2018-2023. Para produzir o documento do período 2018-2023, foi criado site para favorecer a transparência e a participação da comunidade no processo. Conheça os documentos:

PDI 2008-2012
PDI 2013-2017
PDI 2018-2023

Referências

A elaboração do PDI foi estabelecida,inicialmente, pelo Decreto nº 5.773 de maio de 2006 do governo federal, para fins de credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior junto ao MEC. Esse decreto foi revogado e substituído pelo Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que manteve estrutura semelhante para o PDI.

Embora o PDI seja uma exigência legal, é um importante instrumento de planejamento institucional, em ações tais como: analisar e gerir mudanças; traçar vias de desenvolvimento coerente; aperfeiçoar os processos e melhorar os resultados; formular mecanismos de integração entre áreas e unidades; e servir de instrumento de aprendizagem institucional e de análise global dos caminhos trilhados pela instituição.